22/01/2016

Como ser feliz em sete dias

Com informações da BBC
Como ser mais feliz em sete dias
Quando o assunto é felicidade, valorize mais seu tempo que o dinheiro.
[Imagem: SPSP.org]

Receita de felicidade

Na correria do dia a dia, é fácil se perder no tédio e ter pena de si mesmo. Mas algumas pessoas conseguem resistir bem aos golpes da vida, exalando alegria mesmo nos dias mais cinzentos.

É verdade que alguns de nós têm a sorte de nascer com um temperamento mais otimista e positivo. Mas algumas técnicas testadas por pesquisadores podem ajudar qualquer pessoa a melhorar o astral. E o melhor: elas exigem apenas alguns minutos de prática.

Especialistas da Universidade da Califórnia (EUA) analisaram centenas de estudos científicos para filtrar as técnicas mais convincentes e mais eficazes.

Aqui estão sete delas, montadas na forma de um plano de uma semana que pode ajudar a combater o estresse e melhorar o humor.

Segunda-feira: Comece um diário

Quem se dedica a escrever diários já sabe faz tempo que traduzir os sentimentos em palavras ajuda a dominar as emoções e a analisá-las sob uma nova perspectiva. Mas apenas recentemente pesquisadores perceberam como essa simples prática pode ser poderosa: dedicar 15 minutos por dia a um diário pode reduzir os sintomas de depressão e ansiedade, fortalecer o sistema imunológico e melhorar o desempenho no trabalho.

Os benefícios podem durar meses, e a técnica é bem mais eficiente do que deixar suas frustrações aumentarem, conforme estudo publicado no Journal of Consulting and Clinical Psychology.

Como ser mais feliz em sete dias
No geral as pessoas são felizes - e é fácil dar-se conta disso.
[Imagem: WUSTL]

Terça-feira: Faça gestos de gentileza

Pessoas que fizeram um esforço consciente para executar cinco pequenos gestos de gentileza, apenas um dia por semana, relataram estar mais satisfeitas com suas vidas ao fim de seis semanas.

A experiência é uma entre várias outras que demonstram que as pessoas mais generosas são mais felizes e mais saudáveis, conforme relatado no Review of General Psychology.

Quarta-feira: Aprecie as pessoas que você ama

Imagine a vida sem um amigo próximo ou sem um parceiro. Doloroso? Bem, um estudo de 2008 descobriu que as pessoas que praticam esse tipo de "subtração mental" acabam se sentindo melhor depois. Talvez isso aconteça porque elas entenderam que suas pessoas mais queridas nem sempre estarão aí para o que der e vier.

Muitas outras pesquisas indicaram que sentir gratidão e verbalizar isso melhora a satisfação com a vida. Os resultados estão no Journal of Personality and Social Psychology.

Como ser mais feliz em sete dias
Até mesmo os idiomas do mundo têm uma tendência para a felicidade.
[Imagem: Dodds et al., PNAS]

Quinta-feira: Lembre-se de um momento marcante

Psicólogos estão começando a entender a importância de se ter um propósito na vida. As pessoas que acreditam que sua vida tem sentido tendem a ser mais resilientes mentalmente.

O simples ato de olhar fotografias antigas é uma boa maneira de ter em mente as coisas que fazem a vida valer a pena - família, amigos, trabalhos voluntários ou uma importante conquista profissional.

Remexer nas memórias ajuda a nos conectarmos com o passado e a situar acontecimentos recentes em uma perspectiva mais ampla. Isso, por sua vez, alivia o sofrimento causado por decepções e ansiedades mais recentes, segundo resultados publicados no Journal of Contextual Behavioral Science.

Sexta-feira: Permita-se reverenciar

Quando o dia a dia se torna rotina, tendemos a nos apegar às preocupações cotidianas. Por isso, cada vez mais pesquisadores estão interessados em estudar os benefícios positivos do sentimento de reverência.

Seja a visão de um céu estrelado ou uma ida a um culto religioso, a sensação de se deslumbrar com algo maior do que nós mesmos amplia a mente. Pesquisadores descobriram que isso torna as pessoas mais felizes, mais altruístas, menos impacientes e menos ansiosas.

Até mesmo passar alguns minutos escrevendo sobre uma experiência inspiradora pode ajudar, segundo os experimentos relatados na revista Psychological Science.

Como ser mais feliz em sete dias
Outros estudos mostraram que a felicidade aparece junto com pessoas, não com coisas. E também que a felicidade é obtida por meio da bondade.
[Imagem: University of California - Berkeley]

Sábado: Abandone um vício durante uma semana

Coisas que já nos deram prazer podem rapidamente perder sua intensidade com o passar do tempo, levando ao que se convencionou chamar de "esteira hedonista" ou a eterna busca pela satisfação.

É possível redescobrir aquele deleite inicial simplesmente abandonando alguma dessas fontes de prazer por uma semana - uma guloseima favorita, a televisão ou os drinques de fim de tarde.

Depois de sete dias, você vai ver que conseguiu dar um "reset" na esteira, sentindo uma nova onda prazer. Essa prática também nos ajuda a procurar outras fontes de entretenimento e deleite.

Mas se a ideia de se abster de algo durante uma semana parece difícil demais, tente envolver toda a sua mente e sua atenção à sua atividade favorita. Por exemplo, ao tomar um cafezinho, concentre-se na complexa sinfonia de sabores que banha suas papilas gustativas.

Esse tipo de conscientização comprovadamente (revista Social Psychological and Personality Science) colabora com a apreciação dos pequenos prazeres da vida, o que melhora o estresse e a ansiedade.

Domingo: Livre-se da culpa

Há um provérbio italiano que diz: "A língua bate onde dói o dente". Trata-se de uma descrição perfeita da tendência da mente de remoer as dores do passado.

Infelizmente, psicólogos já demonstraram que esses sentimentos, principalmente o da culpa, geralmente acabam provocando efeitos negativos. Além de causar ansiedade e infelicidade, a sensação de falta de esperança nos torna mais propensos a cair em tentações no futuro.

Por isso, passar alguns minutos tentando deliberadamente cultivar bons sentimentos em relação a si mesmo é algo que gera mais ânimo e mais força de vontade. Experimentos desse tipo foram relatados no Personality and Social Psychology Bulletin.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Felicidade

Sentimentos

Relacionamentos

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.