04/10/2022

Comprimido robótico transforma injeções em cápsulas para engolir

Redação do Diário da Saúde
Comprimido robótico transforma injeções em cápsulas para engolir
Protótipo do RoboCap, que já foi testado em grandes animais.
[Imagem: Traverso Lab/MIT/BWH]

Cápsula robótica

A administração oral de medicamentos é a maneira mais comum e econômica de tratamento.

Mas não pense que essa seja uma tarefa trivial: Os remédios precisam atravessar o ambiente ácido e hostil do estômago, resistir à degradação por enzimas, penetrar na barreira imposta pelo muco do intestino delgado e superar muitos outros obstáculos antes de serem absorvidas.

Devido a esses desafios, muitos medicamentos - incluindo medicamentos comuns, como a insulina - devem ser administrados por outros meios.

Tentando tornar tudo mais fácil, pesquisadores do Hospital Brigham and Womens e do MIT (EUA) desenvolveram o RoboCap, uma cápsula robótica para administração de medicamentos, ingerível por via oral, que supera muitos dos desafios do ambiente gastrointestinal para entregar sua carga útil.

A equipe testou o dispositivo em modelos pré-clínicos usando insulina e vancomicina, um antibiótico geralmente administrado por via intravenosa.

Quando ingerido, o revestimento gelatinoso do RoboCap é dissolvido no estômago.

Sem a capa protetora, o RoboCap pode ser ativado pelo ambiente do intestino delgado. A cápsula robótica então começa a vibrar e girar para limpar o muco, otimizando a mistura de sua carga e então depositando o medicamento aí mesmo no intestino delgado, onde o medicamento pode ser absorvido.

Comprimido robótico transforma injeções em cápsulas para engolir
Princípio de funcionamento do comprimido robótico.
[Imagem: Shriya S. Srinivasan et al. - 10.1126/scirobotics.abp9066]

10 vezes melhor

Em um modelo suíno, o RoboCap aumentou a permeabilidade da insulina e da vancomicina em mais de 10 vezes.

"Peptídeos e proteínas são drogas importantes, mas o ambiente degradativo do trato gastrointestinal e a má absorção limitaram a capacidade de administrar essas drogas por via oral," disse o professor Giovanni Traverso. "Os movimentos de limpeza do muco e agitação do RoboCap foram projetados para superar essas barreiras e ajudar a fornecer medicamentos onde eles são necessários."

Checagem com artigo científico:

Artigo: RoboCap: Robotic mucus-clearing capsule for enhancedQ1drug delivery in the gastrointestinal tract
Autores: Shriya S. Srinivasan, Amro Alshareef, Alexandria V. Hwang, Ziliang Kang, Johannes Kuosmanen, Keiko Ishida, Joshua Jenkins, Sabrina Liu, Wiam Abdalla Mohammed Madani, Jochen Lennerz, Alison Hayward, Josh Morimoto, Nina Fitzgerald, Robert Langer, Giovanni Traverso
Publicação: Science Robotics
DOI: 10.1126/scirobotics.abp9066
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Robótica

Medicamentos

Nanotecnologia

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.