11/11/2021

Coquetel de temperos e especiarias baixa pressão em quatro semanas

Redação do Diário da Saúde
Coquetel de temperos e especiarias contra hipertensão
Uma intervenção alimentar simples oferece às pessoas um meio para melhorar a saúde cardíaca sem precisar fazer dietas.
[Imagem: CC0 Public Domain/Unsplash]

Especiarias e temperos contra pressão alta

Temperar generosamente seus alimentos com ervas e especiarias não é apenas uma ótima maneira de tornar suas refeições mais saborosas - uma nova pesquisa descobriu que isso pode ser benéfico para a saúde do seu coração também.

Em um estudo de alimentação controlada, pesquisadores descobriram que temperar os alimentos com 6,5 gramas por dia - cerca de 1,3 colheres de chá - de ervas e temperos resulta em uma redução sustentada da pressão arterial após quatro semanas.

Penny Etherton (Universidade Evan Pugh) e Kristina Petersen (Universidade Técnica do Texas) afirmam que esta intervenção alimentar oferece às pessoas uma maneira simples para melhorar a saúde cardíaca.

A ideia principal é que os condimentos substituam a adição excessiva de sal e outros compostos que fazem mal à saúde - incluindo a adição que ocorre pós-preparo.

"Adicionar ervas e especiarias à sua comida é uma ótima maneira de adicionar sabor sem adicionar sódio, açúcar ou gordura saturada extra," disse Etherton. "E, se você der um passo adiante e adicionar esses temperos a alimentos que são realmente bons para você, como frutas e vegetais, você pode potencialmente obter ainda mais benefícios para a saúde consumindo aquele produto extra."

Receita de temperos e especiarias

As pesquisadoras lembram que as doenças cardiometabólicas - como doenças cardíacas, derrame e diabetes tipo 2 - continuam a ser uma das principais causas de morte em todo o mundo. Uma das maneiras pelas quais os profissionais de saúde buscam melhorar a saúde do coração é monitorando e melhorando a pressão arterial.

Uma maneira de melhorar a pressão arterial é limitar a ingestão de sódio, geralmente adicionando menos sal às refeições. Petersen afirma que, embora as pessoas venham sendo encorajadas a temperar seus alimentos com ervas e temperos em vez de sal - para melhorar o sabor sem adição de sódio - ainda se sabe pouco se as ervas e temperos têm benefícios para a saúde por si mesmas.

O estudo mostrou que, depois de consumir a dieta incluindo uma alta dose de ervas e temperos (6,5 gramas), os participantes apresentaram pressão arterial sistólica mais baixa do que após a mesma dieta com quantidades menores de especiarias.

O preparado de temperos e especiarias usado pelas pesquisadoras incluía uma mistura de 24 produtos diferentes, incluindo canela, coentro, gengibre, cominho, salsa, pimenta preta, alho, cúrcuma, cebola em pó, páprica, pimenta em pó, alecrim, orégano, manjericão, pimenta vermelha, tomilho, cardamomo, sementes de gergelim, sálvia, sementes de papoula, endro e pimenta da Jamaica.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Herbs and spices at a relatively high culinary dosage improves 24-hour ambulatory blood pressure in adults at risk of cardiometabolic diseases
Autores: Kristina S. Petersen, Kristin M. Davis, Connie J. Rogers, David N. Proctor, Sheila G. West, Penny M. Kris-Etherton
Publicação: American Journal of Clinical Nutrition
DOI: 10.1093/ajcn/nqab291
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Alimentação e Nutrição

Dietas e Emagrecimento

Coração

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.