24/06/2021

Cura para soluço é cientificamente comprovada pela primeira vez

Redação do Diário da Saúde
Canudinho contra soluços
O canudinho contra soluços - ou ferramenta de sucção e deglutição inspiratória forçada - foi projetado para interromper soluços em uma ou duas tentativas.
[Imagem: JAMA Network Open]

Cura para soluço cientificamente comprovada

Uma equipe de pesquisadores da Universidade do Texas (EUA) publicou detalhes do que eles afirmam ser o primeiro tratamento para soluços baseado na ciência.

O tratamento usa um instrumento simples, parecido com um canudinho de suco, mas James Alvarez e seus colegas cunharam um novo termo bem mais pomposo para sua intervenção antissoluço: "Ferramenta de sucção e deglutição inspiratória forçada".

A equipe relatou os resultados de uma pesquisa com 249 voluntários que avaliaram se a nova intervenção era superior aos remédios caseiros para soluços, como respirar em um saco de papel ou tomar água com o tronco curvado para a frente - 92% dos 249 usuários atestaram a eficácia da terapia.

"Os soluços ocasionalmente são irritantes para algumas pessoas, mas para outras eles afetam significativamente a qualidade de vida," disse o professor Ali Seifi. "Isso inclui muitos pacientes com lesão cerebral e derrame, e pacientes com câncer. Tivemos alguns pacientes com câncer neste estudo. Algumas quimioterapias causam soluços."

Canudo contra soluço

O canudinho antissoluço consiste em um tubo rígido dotado de uma válvula de admissão que requer uma sucção forte para puxar a água de um copo para a boca. A sucção e a deglutição estimulam simultaneamente dois nervos, os nervos frênico e vago, para aliviar os soluços.

A sucção vigorosa também força o diafragma, um feixe de músculos que infla os pulmões durante a respiração, a se contrair. A sucção e a deglutição ainda atuam sobre a epiglote, uma aba que cobre a traqueia durante a deglutição, fazendo com que ela se feche.

Juntas, essas ações acabaram com os espasmos de soluço na quase totalidade dos voluntários.

A ferramenta interrompeu os soluços em quase 92% dos casos. Em termos de satisfação, 226 dos 249 participantes (90,8%) responderam afirmativamente às questões sobre se consideravam a ferramenta fácil de usar.

Em relação à frequência dos soluços, 69% relataram tê-los pelo menos uma vez ao mês, e a maioria dos casos (65%) eram transitórios, com menos de duas horas de duração.

A equipe pretende agora submeter seu canudinho antissoluço a um ensaio clínico duplo-cego, a ser realizado na Europa e nos EUA, comparando o novo canudo com um dispositivo fictício não funcional. Se tiver sucesso, a equipe planeja então colocar o dispositivo no mercado.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Evaluation of the Forced Inspiratory Suction and Swallow Tool to Stop Hiccups
Autores: James Alvarez, Jane Margaret Anderson, Patrick Larry Snyder, Alireza Mirahmadizadeh, Daniel Agustin Godoy, Mark Fox, Ali Seifi
Publicação: JAMA Network Open
Vol.: 4(6):e2113933
DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2021.13933
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Equipamentos Médicos

Terapias Alternativas

Sistema Respiratório

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.