17/04/2006

Deficientes auditivos poderão ouvir melhor com microfones montados em óculos

Site Inovação Tecnológica

Agora já é possível ver a seguinte cena: pessoas com deficiência de audição colocando os óculos para escutar melhor. Isso por causa de um novo produto auditivo, desenvolvido na Holanda. O projeto, que já está pronto para entrar em escala comercial, é fruto de uma parceria entre a Universidade Delft e várias companhias holandesas.

Para ter um equipamento auditivo mais potente, e que consiga filtrar melhor os ruídos de um ambiente com muitas pessoas falando ao mesmo tempo, os pesquisadores desenvolveram uma aparelhagem que é formada por quatro pequenos microfones. Todos interligados.

Para esconder tudo isso e, segundo os autores do projeto, por uma questão de estética também, em relação aos aparelhos atuais, optou-se pela construção de um óculos. A aparelhagem passou a ficar escondida nas hastes do objeto usado normalmente para ter uma visão melhor.

Em termos técnicos, o novo equipamento tem uma sensibilidade direcional da ordem de 8.2 decibéis. Os equipamentos auditivos tradicionais apresentam apenas 4.2 dB, segundo os pesquisadores da Holanda. Para os responsáveis pelo desenvolvimento do novo produto, aquele tradicional problema das pessoas com alguma deficiência auditiva - elas normalmente não conseguem reconhecer de onde vem a voz da pessoa que está falando - está, agora, resolvido.

As estatísticas holandesas mostram que existem hoje no país 1,2 milhão de pessoas acima dos 60 anos com algum tipo de problema auditivo. Desse total, 22% usam os aparelhos auditivos tradicionais. E muitas delas, por dificuldade em ficar confortáveis em lugares públicos com muitas pessoas, deixam de ter um convívio social normal.

Fonte: Microfones montados em óculos ajudam deficientes auditivos

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Equipamentos Médicos

Implantes

Olhos e Visão

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.