14/09/2023

É hora de repensar a definição de embrião humano, dizem especialistas

Redação do Diário da Saúde
É hora de repensar a definição de embrião humano, dizem especialistas
Os chamados "embriões sintéticos" têm-se parecido cada vez mais com os naturais.
[Imagem: Nicolas C. Rivron et al. - 10.1016/j.cell.2023.07.028]

O que é um embrião humano?

Anúncios recentes sobre a criação de modelos de embriões humanos, anteriormente chamados pelos cientistas de "embriões sintéticos", levaram os especialistas a repensar a forma como definimos o que realmente é um embrião humano.

Os especialistas propõem uma definição do embrião humano que se concentre no que ele pode se tornar, e não em como ele surgiu.

A definição proposta é: "Embrião humano é um grupo de células humanas sustentadas por elementos que cumprem funções extra-embrionárias e uterinas que, combinadas, têm potencial para formar um feto".

Essa mudança da definição permitiria aos cientistas pensar sobre as condições sob as quais estes modelos, se melhorados, poderiam eventualmente ultrapassar um ponto de inflexão e serem legalmente considerados embriões "verdadeiros", com potencial para se transformar em um ser humano.

"A pesquisa com células-tronco permitiu a formação de modelos capazes de se organizar em estruturas que se assemelham rudimentarmente a embriões e refletem vários graus de completude e estágios de desenvolvimento.

"Estas novas propostas fazem parte de um esforço para trazer clareza às pesquisas em andamento - para classificar melhor os tipos de estruturas formadas em laboratório, para refinar a definição legal de embriões humanos e para identificar o que atualmente torna os modelos e embriões diferentes de um ponto de vista legal," explica o Dr. Nicolas Rivron, da Academia Austríaca de Ciências.

É hora de repensar a definição de embrião humano, dizem especialistas
Há certamente uma fronteira temporal onde os embriões devem deixar de ser cultivados em laboratório, embora o período preciso seja objeto de discussão entre os cientistas.
[Imagem: Nicolas C. Rivron et al. - 10.1016/j.cell.2023.07.028]

Ética em pesquisa

Estas novas propostas baseiam-se nas últimas diretrizes formais da Sociedade Internacional para Pesquisa em Células-Tronco (ISSCR), que foram emitidas em 2021 e tratam de avanços emergentes no campo, incluindo modelos de embriões baseados em células-tronco, pesquisa em embriões humanos, quimeras, organoides e edição do genoma.

As discussões sobre diretrizes atualizadas começaram após a formação de modelos de embriões de camundongos, em antecipação aos já esperados avanços nos embriões humanos.

As decisões sobre as regras de pesquisas em embriões hoje são orientadas pelas sociedades científicas, mas são, em última análise, da responsabilidade das autoridades e legisladores.

"Algumas nações pedem aos seus comitês éticos que adaptem ou implementem as diretrizes éticas estabelecidas pelas sociedades científicas sem legislar, enquanto outras preferem gravar decisões em um contexto regulamentar, por exemplo a regra do Reino Unido que restringe a cultura de embriões a 14 dias," detalhou Rivron. "Diferentes abordagens permitem um nível diferente de flexibilidade à medida que a ciência avança."

Além disso, o comitê de especialistas reitera que, de acordo com os Princípios Fundamentais da ISSCR, é dever dos cientistas garantir uma compreensão e percepção públicas precisas da embriologia humana utilizando modelos de embriões.

Checagem com artigo científico:

Artigo: An ethical framework for human embryology with embryo models
Autores: Nicolas C. Rivron, Alfonso Martinez Arias, Martin F. Pera, Naomi Moris, Hafez Ismaili M’hamdi
Publicação: Cell
Vol.: 186, ISSUE 17, P3548-3557
DOI: 10.1016/j.cell.2023.07.028
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Ética

Células-tronco

Gravidez

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.