12/12/2023

Descoberto mecanismo que cria novos genes... do nada

Redação do Diário da Saúde
Descoberto mecanismo que cria novos genes... do nada
O novo mecanismo tem impacto tanto para a evolução natural quanto para o surgimento de novas doenças genéticas.
[Imagem: Ari Löytynoja]

Palíndromos de DNA

O genoma humano contém cerca de 20.000 genes, que são usados para a construção de proteínas. As ações desses genes clássicos são coordenadas por milhares de genes reguladores, dos quais o menor codifica moléculas de microRNA com 22 pares de bases de comprimento.

Embora o número de genes permaneça relativamente constante, ocasionalmente novos genes surgem durante a evolução. Semelhante à gênese da vida biológica, a origem de novos genes tem desafiado a compreensão dos cientistas: De onde vêm e como surgem esses novos genes?

Heli Monttinen e colegas da Universidade de Helsinque (Finlândia) acreditam ter finalmente desvendado esse mistério: Eles descobriram um mecanismo que pode gerar instantaneamente palíndromos completos de DNA e, assim, criar novos genes de microRNA a partir de sequências de DNA anteriormente não codificantes.

Os palíndromos de DNA são as sequências de ácidos nucleicos (DNA ou RNA) que podem ser igualmente lidos da esquerda para a direita ou da direita para a esquerda. No caso do DNA, as sequências palindrômicas são formadas pelos pares de bases complementares ATCG (adenina com timina ou citosina com guanina).

Descoberto mecanismo que cria novos genes... do nada
Um insight central foi modelar a história do gene usando informações de espécies relacionadas. A modelagem demonstrou que os palíndromos dos genes de microRNA são gerados por uma única mutação.
[Imagem: Ari Löytynoja]

Novo mecanismo da evolução

Todas as moléculas de RNA requerem sequências palindrômicas de bases que prendem a molécula em sua conformação funcional. As chances de mutações aleatórias de base formarem gradualmente essas sequências são extremamente pequenas, mesmo para os genes simples de microRNA. Consequentemente, a origem dessas sequências palindrômicas era um enigma.

"Nós demonstramos que a troca de modelos na replicação do DNA pode formar um emparelhamento de bases perfeito para uma estrutura de caule com um único evento de mutação, participando do surgimento de quase 20 genes de microRNA humanos. Sendo um mecanismo de frequência relativamente alta, a troca de modelos fornece matéria-prima para a evolução e permite a religação quase instantânea da informação genética e a rápida adaptação a ambientes em mudança," explicou a equipe.

Embora os resultados sejam baseados em pequenos genes reguladores, os pesquisadores acreditam que as descobertas podem ser generalizadas para outros genes e moléculas de RNA. Por exemplo, ao utilizar as matérias-primas geradas por esse mecanismo, a seleção natural pode criar estruturas e funções de RNA muito mais complexas.

Com efeito prático ainda maior é o fato de que, ao menos em princípio, o surgimento de genes microRNA é tão fácil que novos genes poderiam afetar a saúde humana.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Generation of de novo miRNAs from template switching during DNA replication
Autores: Heli A. M. Monttinen, Mikko J. Frilander, Ari Loytynoja
Publicação: Proceedings of the National Academy of Sciences
Vol.: 120 (49) e2310752120
DOI: 10.1073/pnas.2310752120
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Genética

Sistema Imunológico

Biologia

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.