26/10/2023

Descobertos novos segredos de um dos parasitas de maior sucesso no planeta

Redação do Diário da Saúde
Descobertos novos segredos de um dos parasitas de maior sucesso no planeta
O novo método de análise lança luzes sobre o parasita que pode infectar qualquer animal, o que o torna um dos de maior sucesso no planeta.
[Imagem: Simon Butterworth et al. - 10.1016/j.chom.2023.09.003]

Toxoplasma

O parasita Toxoplasma gondii infecta grande parte da população humana e dos animais.

Embora a maioria das infecções desse protozoário unicelular oportunista seja inofensiva, o parasita representa uma grave ameaça para os imunocomprometidos e durante a gravidez, podendo ainda causar a toxoplasmose.

E há ainda muito por descobrir sobre ele: Acredita-se que o toxoplasma libere mais de 200 proteínas na célula hospedeira, e a maioria das funções dessas proteínas ainda é desconhecida.

Agora, usando um novo método de análise, Simon Butterworth e colegas do Instituto Gulbenkian de Ciências (Portugal), identificaram e caracterizaram novas proteínas que o parasita libera nas células humanas com capacidade para mudar o comportamento dessas células.

Uma das principais descobertas é a identificação da proteína TgSOS1, que é necessária para alterar uma via chave de sinalização imunológica. Esta descoberta destaca o papel fundamental do parasita na reprogramação da transcrição das células hospedeiras durante a infeção e no estabelecimento de uma infeção persistente.

"O método [...] não só fornece uma compreensão mais profunda das interações transcricionais hospedeiro-micróbio, mas também oferece uma ferramenta versátil para investigar uma ampla gama de patógenos. Este avanço aproxima-nos um pouco mais de desvendar as complexidades da infecção e de desenvolver estratégias mais eficazes para combater doenças infeciosas," disse o professor Moritz Treeck, membro da equipe.

Checagem com artigo científico:

Artigo: High-throughput identification of Toxoplasma gondii effector proteins that target host cell transcription
Autores: Simon Butterworth, Kristina Kordova, Sambamurthy Chandrasekaran, Kaitlin K. Thomas, Francesca Torelli, Eloise J. Lockyer, Amelia Edwards, Robert Goldstone, Anita A. Koshy, Moritz Treeck
Publicação: Cell Host & Microbe
DOI: 10.1016/j.chom.2023.09.003
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Infecções

Bactérias

Vírus

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.