10/05/2021

A proteína que pode ajudar 700 milhões de pessoas em todo o mundo

Redação do Diário da Saúde
Dieta rica em sal, hipertensão e doença renal
A doença renal crônica está aumentando como efeito da obesidade.
[Imagem: Jantina A. Manning et al. - 10.1038/s41419-021-03688-7]

Sal e doença renal

Pesquisadores identificaram uma enzima que pode ajudar a conter a doença renal crônica, que afeta aproximadamente 700 milhões de pessoas em todo o mundo.

Esta enzima, chamada NEDD4-2, mostrou-se crítica para a saúde renal.

Já se sabia que uma dieta rica em sal pode exacerbar algumas formas de doença renal. Agora os pesquisadores descobriram que é a NEDD4-2 que estabelece essa conexão entre o excesso de sal e o dano renal.

"Agora sabemos que tanto uma dieta rica em sódio quanto baixos níveis de NEDD4-2 promovem a progressão da doença renal, mesmo na ausência de pressão alta, que normalmente anda de mãos dadas com o aumento de sódio," disse a Dra Jantina Manning, da Universidade do Sul da Austrália.

A NEDD4-2 regula a via necessária para a reabsorção de sódio nos rins, garantindo que os níveis corretos de sal sejam mantidos. Se essa proteína for reduzida ou inibida, o aumento da absorção de sal pode resultar em danos aos rins.

Mesmo pessoas com uma dieta pobre em sal podem ter danos renais se tiverem níveis muito baixos de NEDD4-2 devido a variações genéticas ou mutações no gene que a controla.

Doença renal sem hipertensão

O objetivo da equipe agora é desenvolver um medicamento que possa aumentar os níveis de NEDD4-2 em pessoas com doença renal crônica.

"Já estamos testando diferentes estratégias para garantir que essa proteína seja mantida em um nível normal o tempo todo para a saúde geral dos rins," disse o professor Sharad Kumar, coordenador da equipe. "Na nefropatia diabética - uma causa comum de doença renal - os níveis de NEDD4-2 são severamente reduzidos. Este é o caso mesmo quando o sal não é um fator."

O estudo também revelou uma descoberta surpreendente: Que a doença renal induzida por dieta rica em sal nem sempre se deve à hipertensão.

"Em muitos casos, a doença renal é exacerbada pela hipertensão, então queríamos investigar essa ligação em nosso estudo. Na verdade, descobrimos o oposto completo - que uma dieta rica em sal causou perda excessiva de água e baixa pressão arterial. Isto é significativo porque significa que a doença renal também pode ocorrer em pessoas que não têm pressão alta," disse a Dra Manning.

Checagem com artigo científico:

Artigo: The ubiquitin ligase NEDD4-2/NEDD4L regulates both sodium homeostasis and fibrotic signaling to prevent end-stage renal disease
Autores: Jantina A. Manning, Sonia S. Shah, Andrej Nikolic, Tanya L. Henshall, Yeesim Khew-Goodall, Sharad Kumar
Publicação: Cell Death & Disease
Vol.: 12, Article number: 398
DOI: 10.1038/s41419-021-03688-7
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Desenvolvimento de Medicamentos

Alimentação e Nutrição

Dietas e Emagrecimento

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.