29/01/2020

Diodo laser UV-C fará desinfecção e tratamentos de pele

Site Inovação Tecnológica
Diodo laser UV-C promete desinfetar sua vida
Ninguém havia conseguido até hoje fabricar um laser que brilhe nessas cores.
[Imagem: Asahi Kasei Corp/Nagoya University]

Diodo laser UV

Pesquisadores japoneses fabricaram um diodo laser que emite a luz ultravioleta de menor comprimento de onda já conseguido até hoje, cobrindo uma área de aplicações que até agora não se beneficiava dos lasers.

Essas novas fontes de luz são ideais para desinfecção na área da saúde, tratamento de doenças da pele, como psoríase, e análise de gases e de DNA.

"Nosso diodo laser emite o menor comprimento de onda do mundo, a 271,8 nanômetros (nm), sob injeção de corrente [elétrica] alternada a temperatura ambiente," anunciou o professor Chiaki Sasaoka, da Universidade de Nagoya.

Esforços anteriores no desenvolvimento de diodos a laser ultravioleta só conseguiram atingir emissões até 336 nm, explica Sasaoka, não chegando ao ultravioleta de comprimento de onda curto, ou UV-C, que fica na faixa entre 200 e 280 nm.

Qualidade do material

Para superar os vários problemas que vinham impedindo a fabricação desse diodo UV-C, a equipe usou um substrato de nitreto de alumínio (AlN) de alta qualidade como base para formar as camadas do diodo laser. A qualidade do material foi essencial, uma vez que o AlN de qualidade inferior contém uma grande quantidade de defeitos, que acabam afetando a eficiência da camada ativa do diodo laser na conversão de energia elétrica em energia luminosa.

Os pesquisadores descobriram que a dopagem de polarização - inserção de elementos para mudar o comportamento do material - da camada de revestimento do lado positivo garantiu um funcionamento com uma "tensão operacional notavelmente baixa" de 13,8V, e a emissão "do menor comprimento de onda relatado até agora".

A Asahi Kasei Corporation já se interessou pelo projeto, e irá ajudar os pesquisadores a desenvolver os lasers UV profundos para chegar a um produto comercial.

Fonte: Diodo laser UV-C promete desinfetar sua vida

Checagem com artigo científico:

Artigo: A 271.8 nm deep-ultraviolet laser diode for room temperature operation
Autores: Ziyi Zhang, Maki Kushimoto, Tadayoshi Sakai, Naoharu Sugiyama, Leo J. Schowalter, Chiaki Sasaoka, Hiroshi Amano
Publicação: Applied Physics Express
DOI: 10.7567/1882-0786/ab50e0
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Higiene Pessoal

Equipamentos Médicos

Raios Laser

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.