12/01/2012

Adaptação natural dos idosos pode ajudar pacientes de fisioterapia

Redação do Diário da Saúde

Adaptação

Agora é oficial: os adultos mais velhos são naturalmente inclinados a dirigir seus automóveis na faixa do meio.

Os pesquisadores afirmam que tal conclusão, de resto aparentemente óbvia, vai muito além de uma mera constatação.

Ela pode ajudar pacientes de fisioterapia, que estejam em processo de recuperação de suas habilidades motoras - por exemplo, após um derrame cerebral.

A tendência para ficar no centro da pista é um mecanismo de segurança, afirmam os cientistas, em um artigo publicado no Journal of Experimental Psychology.

Segundo eles, trata-se de um mecanismo de adaptação, para o qual as pessoas mais idosas tendem naturalmente quando percebem não mais conseguir se mover com a liberdade que tinham antes.

Velocidade conforme a necessidade

Os pesquisadores compararam as habilidades motoras de grupos de voluntários na faixa dos 18, 40 e mais de 60 anos de idade.

Em todos os testes, quando foi pedido que cada um andasse no próprio ritmo, os mais idosos tenderam a escolher as faixas do meio, enquanto os mais jovens foram muito mais propensos a escolher as extremidades.

Contudo, ante à solicitação para que todos tentassem chegar o mais rápido possível ao destino, todos, independentemente da idade, procuraram as faixas mais rápidas.

Compensação

"Nossos resultados sugerem que essa compensação é um fenômeno geral, e não apenas algo relacionado à forma de dirigir um carro. Parece que as pessoas mais idosas naturalmente ajustam seus movimentos para compensar a redução de suas habilidades," diz Rachel Raw, que realizou a pesquisa.

"De forma mais geral, entender como as pessoas mais velhas aprendem a se adaptar a um nível menor de habilidade tem implicações para nossos estudos sobre a reabilitação de pacientes com movimentos reduzidos, por exemplo, depois de um derrame," propõe o Dr. Richard Wilkie, que supervisionou o estudo.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Terceira Idade

Comportamento

Acidentes

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.