28/07/2020

DNA de hélice quádrupla é vista em células saudáveis pela primeira vez

Com informações da New Scientist
DNA de hélice quádrupla é vista em células saudáveis pela primeira vez
Também já foram descobertas moléculas de DNA com seis letras, em vez das quatro tradicionais.
[Imagem: Ella Maru Studio]

Biologia do DNA

Embora seja conhecida como "molécula de hélice dupla", hoje já se sabe que existem muitos formatos de DNA,

Uma dessas variações, descoberta há pouco tempo, é a molécula de DNA de hélice quádrupla.

Agora, cientistas detectaram esse DNA de cadeia quádrupla em células humanas saudáveis pela primeira vez, mostrando que nossa genética é bem mais complicada do que parecia inicialmente.

Até agora, o DNA de quatro filamentos havia sido visto em algumas células cancerígenas e em experimentos químicos em laboratório, mas é a primeira vez que a molécula é visualizada em células humanas vivas e saudáveis, como uma estrutura estável criada por processos celulares normais.

"Sem dúvida, demonstramos que o DNA de fita quádrupla se forma nas células vivas," disse Marco Di Antonio, do Imperial College de Londres. "Isso nos força a repensar a biologia do DNA".

Epigenética

A molécula de DNA típica é composta de quatro nucleobases - adenina, citosina, guanina e timina - e pode se configurar de várias maneiras. Ela cria uma estrutura de quatro fios quando quatro bases de guanina formam um quadrado - a guanina é a única base capaz de se ligar a si mesma.

Di Antonio afirma que a descoberta pode melhorar nossa compreensão de como o material genético "divulga" suas informações: "Sabemos exatamente o que o DNA faz, mas como a célula sabe onde expressar genes e quanta proteína produzir? Isso não sabemos."

Os pesquisadores especulam que a estrutura quadruplex se forma para manter a molécula aberta e facilitar a leitura do código genético e, portanto, a produção de proteínas.

Ela também pode influenciar a quantidade de cada proteína produzida. Geralmente, essa função é desempenhada por marcadores epigenéticos - marcadores químicos no DNA que aumentam ou diminuem a atividade dos genes - e parece que a forma quadruplex do DNA tem um papel semelhante.

"Existe uma espécie de cruzamento entre a formação de DNA quadruplex e os marcadores epigenéticos," disse Di Antonio. "A forma quadruplex é uma marca epigenética por si só."

Checagem com artigo científico:

Artigo: Single-molecule visualization of DNA G-quadruplex formation in live cells
Autores: Marco Di Antonio, Aleks Ponjavic, Antanas Radzevicius, Rohan T. Ranasinghe, Marco Catalano, Xiaoyun Zhang, Jiazhen Shen, Lisa-Maria Needham, Steven F. Lee, David Klenerman, Shankar Balasubramanian
Publicação: Nature Chemistry
DOI: 10.1038/s41557-020-0506-4
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Genética

Gravidez

Comportamento

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.