02/06/2023

Efeito placebo também funciona com a tecnologia

Redação do Diário da Saúde
Efeito placebo tecnológico
As pessoas podem se tornar excessivamente confiantes e tomar decisões arriscadas quando acreditam que a tecnologia está aprimorando suas habilidades.
[Imagem: Feodora Chiosea]

Placebo tecnológico

Há poucos dias, pesquisadores da Noruega comprovaram que o efeito placebo também funciona no treinamento físico.

Agora, uma equipe da Finlândia demonstrou como o efeito placebo entra em ação quando as pessoas esperam que seu desempenho pessoal seja aprimorado por tecnologias como a inteligência artificial (IA).

Mas Steeven Villa e colegas da Universidade de Aalto constataram que os ganhos obtidos com a crença na tecnologia também podem ter efeitos colaterais indesejados.

Os voluntários que tinham expectativas mais altas em relação a essas tecnologias se envolveram em tomadas de decisão mais arriscadas, o que pode ser um problema, já que as pessoas adotam essas tecnologias sem entender adequadamente seus benefícios e suas limitações.

"Os indivíduos ficam mais inclinados a correr riscos quando acreditam que são aprimorados por tecnologias de ponta, como IA ou interfaces cérebro-computador," disse Robin Welsch, membro da equipe. "Isso ocorre mesmo que nenhuma tecnologia de aprimoramento real esteja envolvida, indicando que se trata das expectativas das pessoas, e não de qualquer melhoria perceptível. As descobertas também indicam que uma forte crença na melhoria, baseada em um sistema falso, pode alterar a tomada de decisões."

Efeito placebo tecnológico
A tecnologia não oferecia benefícios, mas os participantes acreditavam que sim, o que os fez assumir mais riscos.
[Imagem: Robin Welsch/Aalto University]

Efeito placebo da tecnologia

As tecnologias de aprimoramento, ou de reforço, que aumentam nosso desempenho físico, cognitivo ou sensorial, tornaram-se comuns. Algumas são tão amplamente usadas que se tornaram invisíveis - a verificação ortográfica, por exemplo - e novas tecnologias estão surgindo com promessas de levar nossas habilidades além dos limites humanos, como exoesqueletos e aprimoramento de visão baseado em inteligência artificial.

Mas o alarde em torno dessas tecnologias também cria expectativas, o que pode levar as pessoas a mudar seu comportamento.

No experimento, os participantes ganhavam ou perdiam pontos virando cartas com valores ocultos. Os 27 participantes foram levados a acreditar que uma interface cérebro-computador controlada por IA, o placebo, melhoraria suas habilidades cognitivas usando sons binaurais para rastrear os cartões que lhes impunham perdas.

Mas o jogo foi manipulado - a interface não fornecia nenhum benefício real e os participantes quase nunca encontravam uma carta com perda. Ainda assim, a maioria dos participantes achou que a tecnologia os ajudou a se sair melhor, e isso os fez assumir maiores riscos. Estes resultados mostram como aprimoramentos cognitivos falsos podem ter efeitos reais na tomada de decisões.

"As tecnologias baseadas em IA que aprimoram os usuários são cada vez mais comuns e desempenham um papel nas decisões da vida real que afetam a vida, o bem-estar, a confiança e a segurança das pessoas," ponderou o professor Thomas Kosch, da Universidade de Berlim. "Para garantir a eficácia das novas tecnologias além do modismo, estudos controlados por placebo são necessários para uma avaliação e validação precisas para diferenciar óleo de cobra [uma substância sem valor medicinal] de inovação real."

Checagem com artigo científico:

Artigo: The placebo effect of human augmentation: Anticipating cognitive augmentation increases risk-taking behavior
Autores: Steeven Villa, Thomas Kosch, Felix Grelka, Albrecht Schmidt, Robin Welsch
Publicação: Computers in Human Behavior
DOI: 10.1016/j.chb.2023.107787
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Comportamento

Mente

Neurociências

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.