13/06/2022

Elo perdido entre doença vascular e Alzheimer começa a ser desvendado

Redação do Diário da Saúde
Elo perdido entre doença vascular e Alzheimer começa a ser desvendado
Além das pesquisas na área de genética, há indícios de que tanto as doenças do coração quanto Alzheimer têm conexões com o intestino.
[Imagem: CU Boulder/Divulgação]

Associação inexplicada

Há mais de 20 anos, os cientistas sabem que pessoas com hipertensão, diabetes, colesterol alto ou obesidade têm maior probabilidade de desenvolver a doença de Alzheimer.

Essas condições danificam os vasos sanguíneos, podem afetar o cérebro e até causar derrames.

Mas o elo que conecta a doença vascular no cérebro e a doença de Alzheimer permanecia inexplicado, apesar dos intensos esforços dos pesquisadores.

Agora, um estudo liderado por pesquisadores da Universidade de Colúmbia (EUA) descobriu um possível mecanismo em que essas condições cardiovasculares levam ao Alzheimer.

Mecanismo genético

Os pesquisadores descobriram que um gene chamado FMNL2 faz a interligação entre doença cerebrovascular e o Alzheimer, indicando que alterações na atividade do FMNL2 causadas por doença cerebrovascular impedem a eliminação eficiente de proteínas tóxicas do cérebro, levando à neurodegeneração.

A descoberta abre caminho para prevenir a doença de Alzheimer em pessoas com aquelas condições (hipertensão, diabetes, obesidade ou doenças cardíacas).

"Nós agora não só temos um gene, mas temos um potencial mecanismo," disse o professor Richard Mayeux, coordenador da pesquisa. "As pessoas vêm tentando descobrir isso há algumas décadas, e acho que já estamos com o pé na porta. Achamos que deve haver outros genes envolvidos e que acabamos de arranhar a superfície."

Outro elemento importante da pesquisa é que a busca envolveu cinco grupos de pacientes representando diferentes grupos étnicos.

A equipe está agora investigando outros genes que podem estar envolvidos na interação entre a doença de Alzheimer e a doença cerebrovascular e que, juntamente com o FMNL2, podem fornecer abordagens futuras para o desenvolvimento de medicamentos.

Checagem com artigo científico:

Artigo: FMNL2 regulates gliovascular interactions and is associated with vascular risk factors and cerebrovascular pathology in Alzheimers disease
Autores: Annie J. Lee, Neha S. Raghavan, Prabesh Bhattarai, Tohid Siddiqui, Sanjeev Sariya, Dolly Reyes-Dumeyer, Xena E. Flowers, Sarah A. L. Cardoso, Philip L. De Jager, David A. Bennett, Julie A. Schneider, Vilas Menon, Yanling Wang, Rafael A. Lantigua, Martin Medrano, Diones Rivera, Ivonne Z. Jiménez-Velázquez, Walter A. Kukull, Adam M. Brickman, Jennifer J. Manly, Giuseppe Tosto, Caghan Kizil, Badri N. Vardarajan, Richard Mayeux
Publicação: Acta Neuropathologica
DOI: 10.1007/s00401-022-02431-6
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Neurociências

Sistema Circulatório

Genética

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.