13/12/2023

Está tudo bem, pode dizer não ao convite que você recebeu

Redação do Diário da Saúde
Está tudo bem, pode dizer não ao convite que você recebeu
Mas também não vá recusar todos os convites.
[Imagem: Peggy und Marco Lachmann-Anke/Pixabay]

Dizer "Não" não é tão ruim

Pode parecer imperdoavelmente rude rejeitar um convite, mesmo que seja para um evento ao qual você preferiria não comparecer, mas as pessoas muitas vezes superestimam as consequências sociais de dizer não em uma situação dessas.

O professor Julian Givi, da Universidade Oeste da Virgínia (EUA) partiu de uma experiência pessoal de ter cedido a um convite para ir a uma festa que não gostaria de ir e decidiu estudar esta questão.

A conclusão do estudo surpreendeu o pesquisador: "Nossa pesquisa mostra que as consequências negativas de dizer não são muito menos graves do que esperamos," disse ele.

Mais de três quartos dos entrevistados (77%) em uma primeira entrevista exploratória confessaram ter aceito um convite para uma atividade da qual não queriam participar porque estavam preocupados com as consequências da recusa. Os participantes imaginaram que recusar o convite do amigo geraria imediatamente ramificações negativas no relacionamento, afirmando que seu amigo ficaria irritado, desapontado e dificilmente o convidaria para participar de eventos futuros.

Para examinar se estes receios eram infundados ou não, os pesquisadores realizaram cinco experimentos com mais de 2.000 participantes no total.

Ninguém vai ficar tão chateado

Os resultados mostraram que as pessoas superestimam consistentemente o quão chateado alguém ficaria pela recusa de um convite, mesmo quando o relacionamento era íntimo e de longa data.

"Em nossos experimentos, descobrimos consistentemente que os convidados superestimam as ramificações negativas que surgem aos olhos dos convidadores após a recusa do convite," disse Givi. "As pessoas tendem a exagerar até que ponto a pessoa que emitiu o convite se concentrará no ato do convidado de recusar o convite, em oposição aos pensamentos que passaram pela sua cabeça antes de recusar."

O pesquisador acrescenta que as pessoas poderiam se beneficiar de recusar convites em ocasiões em que isso poderia ajudá-las a evitar o esgotamento, já que a recusa não terá necessariamente as principais consequências que elas temem.

"O esgotamento é uma coisa real, especialmente nos feriados, quando somos frequentemente convidados para muitos eventos," disse ele. "Não tenha medo de recusar convites aqui e ali. Mas tenha em mente que passar tempo com outras pessoas é a forma como os relacionamentos se desenvolvem, então não recuse todos os convites."

Checagem com artigo científico:

Artigo: Saying no: The negative ramifications from invitation declines are less severe than we think
Autores: J. Givi, C. P. Kirk
Publicação: Journal of Personality and Social Psychology
DOI: 10.1037/pspi0000443
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Relacionamentos

Emoções

Comportamento

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.