21/08/2012

Fotografia das mãos indica nível de colesterol no sangue

Redação do Diário da Saúde

Colesterol está nas suas mãos

Já imaginou fazer um exame de colesterol apenas tirando uma fotografia da mão?

Foi justamente isso que inventaram Nagalingam Shanker e seus colegas do Instituto Sree Sastha, na Índia.

Os pesquisadores desenvolveram um exame para detectar o nível de colesterol total de uma pessoa que, em vez de uma picada para coletar uma amostra de sangue, usa uma fotografia digital das mãos do paciente.

A imagem obtida é comparada com imagens de um banco de dados contendo fotografias das mãos de pessoas das quais se conhecia o nível de colesterol total, medido pelos exames de sangue tradicionais.

Fotografando o colesterol

O grande esforço dos pesquisadores foi justamente criar o banco de dados com fotos das mãos de pessoas que se submetiam a exames de sangue para medir o colesterol.

Eles descobriram que uma fotografia digital consegue detectar o colesterol concentrado nas dobras dos dedos da pessoa.

Shanker e seus colegas desenvolveram então um programa de computador que processa as imagens, comparando-as com aquelas disponíveis no banco de dados, até encontrar uma que melhor equivalha ao nível de colesterol do paciente.

Os resultados apresentaram uma precisão suficiente para dispensar o exame de sangue.

Colesterol total

A medição da quantidade e do tipo de colesterol circulante no sangue é importante para a determinação do fator de risco de doenças cardiovasculares.

O excesso de colesterol, não usado pelo organismo para produzir hormônios e células, acaba fixando-se na parede interna das artérias, formando como que uma camada cerosa, reduzindo o fluxo normal de sangue, aumentando, por exemplo, o risco de acidente vascular cerebral.

O colesterol total é um indicador útil, embora exames mais detalhados, que distingam HDL (lipoproteína de alta densidade), LDL (lipoproteína de baixa densidade) e triglicérides, são necessários para uma avaliação de saúde mais precisa dos pacientes com colesterol total elevado.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Exames

Sistema Circulatório

Coração

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.