17/06/2021

Exame de hormônios pode indicar quais mulheres terão problemas na gravidez

Redação do Diário da Saúde
Exame de hormônios pode indicar quais mulheres terão problemas na gravidez
Os exames agora estão sendo validados em humanos.
[Imagem: Tina Napso et al. - 10.1038/s42003-021-02214-x]

Distúrbios da gravidez

Quase todos os sistemas e órgãos do corpo de uma mãe precisam alterar suas funções - e muitos até o seu formato - durante a gravidez para que o bebê possa crescer.

Assim, não é de estranhar que distúrbios da gravidez afetem cerca de uma em cada dez mulheres grávidas - a maioria de pequena gravidade, felizmente.

Se o corpo da mãe não consegue se adaptar adequadamente ao crescimento do bebê, isso poder levar a problemas comuns ou a problemas sérios, incluindo restrição do crescimento fetal, crescimento excessivo do feto, diabetes gestacional e pré-eclâmpsia - uma hipertensão com risco de vida para a mãe.

Um dos desafios é que os distúrbios da gravidez são geralmente diagnosticados durante o segundo ou terceiro trimestre da gestação, quando muitas vezes já tiveram um impacto sério na saúde da mãe ou do bebê. Isso porque os métodos atuais para diagnosticar distúrbios da gravidez não são sensíveis ou confiáveis o suficiente para identificar todas as gestações de risco.

Hormônios da placenta

Agora, cientistas descobriram uma maneira de testar os níveis de hormônios na placenta para prever quais mulheres terão complicações graves na gravidez.

"Nós sabemos que a placenta controla muitas das mudanças no corpo da mulher durante a gravidez e nosso estudo descobriu que biomarcadores hormonais da placenta podem indicar quais mulheres terão complicações na gravidez. Descobrimos que esses biomarcadores estão presentes desde o primeiro trimestre da gravidez. Normalmente as mulheres só são diagnosticadas com complicações durante o segundo ou terceiro trimestre, quando os distúrbios já podem ter tido sérias consequências para a saúde da mãe e do bebê em desenvolvimento.

"Esta é uma descoberta muito importante, visto que os distúrbios da gravidez afetam cerca de uma em cada dez mulheres grávidas e muitas vezes são diagnosticados tarde demais, quando as complicações já estão devastando o corpo da mãe e o desenvolvimento fetal," disse a Dra Amanda Perri, da Universidade de Cambridge (Reino Unido).

Os experimentos básicos foram feitos em cobaias, mas a equipe já começou a validar os testes em humanos, uma etapa essencial para sua aprovação para uso clínico.

Exame de hormônios pode indicar quais mulheres terão problemas na gravidez
Os pesquisadores identificaram centenas de proteínas que podem funcionar como biomarcadores para problemas na gravidez.
[Imagem: Tina Napso et al. - 10.1038/s42003-021-02214-x]

Exame para detectar problemas na gravidez

"Nós descobrimos que cerca de um terço das proteínas que identificamos mudaram em mulheres durante a gravidez com distúrbios. Usando um pequeno estudo para testar se essas proteínas da placenta terão algum valor clínico, também descobrimos que níveis anormais de hormônios estavam presentes no sangue da mãe já no primeiro trimestre - semana 12 de gestação - em mulheres que desenvolveram diabetes gestacional, uma complicação da gravidez geralmente diagnosticada nas semanas 24-28.

"Também identificamos vários fatores de transcrição específicos - proteínas dentro da célula que ativam ou desativam genes - que provavelmente governam a produção de hormônios placentários, que têm implicações importantes para a compreensão de como podemos melhorar os resultados da gravidez."

"Este trabalho fornece uma nova esperança de que uma melhor compreensão da placenta resultará em gestações mais seguras e saudáveis para mães e bebês. Nossa equipe está trabalhando agora para avaliar se essas descobertas poderiam melhorar o atendimento clínico no futuro, seja por meio de um diagnóstico precoce ou para fornecer novas oportunidades de tratar essas complicações da gravidez visando a placenta," finalizou Amanda.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Placental secretome characterization identifies candidates for pregnancy complications
Autores: Tina Napso, Xiaohui Zhao, Marta Ibañez Lligoña, Ionel Sandovici, Richard G. Kay, Amy L. George, Fiona M. Gribble, Frank Reimann, Claire L. Meek, Russell S. Hamilton, Amanda N. Sferruzzi-Perri
Publicação: Nature Communications Biology
Vol.: 4, Article number: 701
DOI: 10.1038/s42003-021-02214-x
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Gravidez

Exames

Prevenção

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2021 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.