14/06/2019

Exame simples consegue dizer você está com estresse

Redação do Diário da Saúde
Exame simples consegue dizer você está com estresse
Os múltiplos sensores funcionam de forma parecida com os testes de gravidez vendidos nas farmácias.
[Imagem: Andrew Higley/UC]

Teste de estresse

O estresse é frequentemente chamado de "o assassino silencioso" por causa de seus efeitos furtivos e misteriosos em tudo, das doenças cardíacas à saúde mental.

A boa notícia é que é possível quebrar esse silêncio para que saibamos que estamos realmente estressados e possamos tomar medidas para evitar seus efeitos.

Pesquisadores da Universidade de Cincinnati (EUA) desenvolveram um teste que mede de maneira simples e fácil os hormônios do estresse. O exame pode incluir análises do suor, sangue, urina ou saliva.

A equipe espera transformar o exame, testado até agora em ambiente de laboratório, em um aparelho portátil simples de operar que qualquer pessoa possa usar em casa para monitorar a saúde.

"Eu queria algo que fosse simples e fácil de interpretar. Isso pode não lhe dar todas as informações, mas diz se você precisa de um profissional que possa assumir o controle," explicou o professor Andrew Steckl.

Exame para medir estresse

O aparelho usa luz ultravioleta para medir os hormônios do estresse em uma gota de sangue, suor, urina ou saliva.

Esses biomarcadores de estresse são encontrados em todos esses fluidos, embora em quantidades diferentes.

"Ele mede não apenas um biomarcador, mas vários biomarcadores. E ele pode ser aplicado a diferentes fluidos corporais. Isso é o que é único," disse Steckl.

Ainda não há previsão da chegada do aparelho ao mercado.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Exames

Equipamentos Médicos

Emoções

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.