29/05/2023

Exercícios reduzem risco de mulheres desenvolverem Parkinson

Redação do Diário da Saúde
Exercícios reduzem risco de mulheres desenvolverem Parkinson
Para viver mais, mexa-se do seu jeito.
[Imagem: CC0 Public Domain/Pixabay]

Exercícios contra Parkinson

Fazer exercícios físicos regularmente, como andar de bicicleta, caminhar, cuidar do jardim, fazer limpeza e participar de esportes diminui o risco de que as mulheres desenvolvam a doença de Parkinson.

As mulheres que mais se exercitaram tiveram uma taxa 25% menor de ter Parkinson do que aquelas que se exercitaram menos.

O estudo não prova que o exercício reduz o risco de desenvolver a doença de Parkinson, mas mostra uma associação significativa.

"O exercício é uma forma de baixo custo para melhorar a saúde em geral, então nosso estudo procurou determinar se ele pode estar ligado a um menor risco de desenvolver a doença de Parkinson, uma doença debilitante que não tem cura," disse o pesquisador Alexis Elbaz, do Centro de Pesquisas Inserm (França). "Nossos resultados fornecem evidências para o planejamento de intervenções para prevenir a doença de Parkinson".

O estudo incluiu 95.354 participantes do sexo feminino, a maioria professoras, com idade média de 49 anos, que não tinham a doença de Parkinson no início do estudo. Elas foram acompanhadas por três décadas, durante as quais 1.074 desenvolveram a doença de Parkinson.

Equivalente metabólico de tarefa

Os pesquisadores atribuíram a cada atividade uma pontuação com base em uma métrica chamada equivalente metabólico de tarefa (EMTs), uma forma de quantificar o gasto de energia. Para cada atividade, os EMTs foram multiplicados por sua frequência e duração para obter uma pontuação de atividade física de EMTs-horas por semana. Por exemplo, uma forma mais intensa de exercício, como andar de bicicleta, alcançou seis EMTs, enquanto formas menos intensas de exercício, como caminhar e limpar, valiam três EMTs. O nível médio de atividade física dos participantes era de 45 EMTs-horas por semana no início do estudo.

As participantes foram divididas em quatro grupos iguais de pouco mais de 24.000 pessoas cada. No início do estudo, aquelas no grupo com notas mais altas tinham uma pontuação média de atividade física de 71 EMTs-horas por semana. As no grupo mais baixo tinham uma pontuação média de 27 EMTs-horas por semana.

Entre as participantes do grupo de exercícios mais intensos, houve 246 casos de doença de Parkinson, ou 0,55 caso por 1.000 pessoas-ano, em comparação com 286 casos, ou 0,73 por 1.000 pessoas-ano, entre as participantes do grupo de menos exercícios - pessoas-anos representa o número de pessoas no estudo e a quantidade de tempo que cada pessoa gasta no estudo.

Depois de ajustar fatores como local de residência, idade da primeira menstruação, status da menopausa e tabagismo, os pesquisadores descobriram que aquelas no grupo de maior exercício tinham uma taxa 25% menor de desenvolver doença de Parkinson do que aquelas no grupo de menor exercício quando a atividade física era avaliada até 10 anos antes do diagnóstico. Os resultados foram semelhantes quando os ajustes foram feitos para dieta ou condições médicas, como pressão alta, diabetes e doenças cardiovasculares.

Exercício protetor

Os pesquisadores também descobriram que, 10 anos antes do diagnóstico, as participantes que tiveram Parkinson apresentaram uma redução da atividade física em um ritmo mais rápido do que aquelas sem o diagnóstico, provavelmente devido aos primeiros sintomas da doença.

"Com nosso grande estudo, não apenas descobrimos que as participantes do sexo feminino que mais se exercitam têm uma taxa menor de desenvolvimento da doença de Parkinson, mas também mostramos que os primeiros sintomas da doença de Parkinson provavelmente não explicariam essas descobertas e, em vez disso, o exercício é benéfico e pode ajudar a retardar ou prevenir esta doença," disse Elbaz. "Nossos resultados apóiam a criação de programas de exercícios para ajudar a diminuir o risco da doença de Parkinson."

Checagem com artigo científico:

Artigo: Association of Physical Activity and Parkinson Disease in Women: Long-term Follow-up of the E3N Cohort Study
Autores: Berta Portugal, Fanny Artaud, Isabelle Degaey, Emmanuel Roze, Agnes Fournier, Gianluca Severi, Marianne Canonico, Cécile Proust-Lima, Alexis Elbaz
Publicação: Neurology
DOI: 10.1212/WNL.0000000000207424
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Saúde da Mulher

Atividades Físicas

Cérebro

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.