25/03/2021

Exoesqueletos ganham visão artificial para andarem por conta própria

Redação do Diário da Saúde
Exoesqueletos ganham visão artificial para andarem por conta própria
O objetivo é que o próprio exoesqueleto se ajuste para lidar com diferentes situações, como planos, subidas, descidas e escadas.
[Imagem: University of Waterloo]

Visão robótica

Pesquisadores de robótica estão desenvolvendo exoesqueletos e pernas protéticas capazes de "pensar" e tomar decisões de controle por conta própria, usando tecnologia de inteligência artificial (IA).

O sistema combina visão computacional e inteligência artificial de aprendizagem profunda para imitar como as pessoas andam vendo o que está à sua volta e ajustando seus movimentos de acordo.

"Estamos dando aos exoesqueletos robóticos uma visão para que eles possam se controlar," ressalta Brokoslaw Laschowski, da Universidade de Waterloo (Canadá).

Já existem pernas de exoesqueletos operadas por motores, mas os usuários precisam controlá-las manualmente por meio de aplicativos de celular ou joysticks.

"Toda vez que você quiser realizar uma nova atividade locomotora, é preciso parar, pegar o celular e selecionar o modo desejado," explica Laschowski.

Exoesqueletos autônomos

Para superar essa limitação, os pesquisadores equiparam os usuários de exoesqueleto com câmeras vestíveis e agora estão otimizando o software de IA para processar a transmissão de vídeo e reconhecer com precisão escadas, portas e outras características do ambiente circundante.

"Nossa abordagem de controle não requer necessariamente pensamento humano," disse Laschowski. "Semelhante aos carros autônomos, que se dirigem sozinhos, estamos projetando exoesqueletos autônomos e pernas protéticas que andam por si mesmas."

Os pesquisadores também estão trabalhando para melhorar a eficiência energética dos motores dos exoesqueletos robóticos e próteses usando o movimento humano para gerar energia para recarregar as baterias.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Simulation of Stand-to-Sit Biomechanics for Robotic Exoskeletons and Prostheses with Energy Regeneration
Autores: Brokoslaw Laschowski, Reza Sharif Razavian, John McPhee
Publicação: IEEE Transactions on Medical Robotics and Bionics
DOI: 10.1109/TMRB.2021.3058323
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Robótica

Softwares

Próteses

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.