04/07/2017

Falta de sono aumenta inflamação e suscetibilidade a conflitos

Redação do Diário da Saúde
Falta de sono aumenta inflamação e suscetibilidade a conflitos
"Qualquer aumento [na inflamação] não é bom, mas um aumento prolongado que não está sendo tratado é que pode se tornar um problema," disse Stephanie Wilson.
[Imagem: OSU]

Sono e inflamação

A falta de sono não vai deixar você apenas irritado e mais suscetível a entrar em discussões - também irá deixar seu corpo com maior risco de uma inflamação relacionada ao estresse.

A surpresa é que esse tipo de inflamação, que está associado a um maior risco de doenças cardiovasculares, diabetes, artrite e outras doenças, também pode atrapalhar seu casamento.

"Nós sabemos que os problemas do sono também estão associados à inflamação e muitas das mesmas doenças crônicas. Então, estávamos interessados em ver como o sono se relaciona à inflamação entre casais, e se o sono de um parceiro afetaria a inflamação do outro," explicou a Dra. Stephanie Wilson, da Universidade Estadual de Ohio (EUA).

Ela então recrutou 43 casais que, em duas ocasiões, forneceram amostras de sangue e relataram quantas horas haviam dormido nas duas noites anteriores. Depois disso, os casais tinham que resolver juntos um tópico pensado para gerar um conflito entre o casal. Amostras de sangue foram retiradas novamente após a discussão.

"Descobrimos que as pessoas que dormiram menos nas últimas noites não acordam com uma inflamação mais elevada, mas tiveram uma maior resposta inflamatória ao conflito. Então, isso nos diz que menos sono aumenta a vulnerabilidade a um elemento estressor," interpretou Wilson.

Falta de sono e discussões

Quando os dois parceiros tinham dormido menos de sete horas nas duas noites anteriores, o casal era mais propenso a discutir ou tornar-se hostil durante a solução do conflito hipotético. Para cada hora de sono perdida, os níveis de dois marcadores inflamatórios aumentaram 6% na segunda coleta de sangue, feita após a discussão.

Casais que usaram táticas pouco saudáveis em seu desacordo tiveram uma resposta inflamatória ainda maior - um aumento de cerca de 10% com cada hora a menos de sono.

"Qualquer aumento [na inflamação] não é bom, mas um aumento prolongado que não está sendo tratado é que pode se tornar um problema," disse Wilson. "O que é preocupante é que tanto a falta de sono quanto o conflito conjugal são comuns na vida cotidiana. Cerca de metade dos casais do nosso estudo dormiram menos que as sete horas recomendadas."

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Sono

Relacionamentos

Felicidade

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.