27/02/2013

Falta de sono gera alterações dramáticas no corpo

Com informações da BBC

Falta de sono

Pesquisadores fizeram novas revelações sobre como noites mal dormidas podem causar efeitos prejudiciais "dramáticos" à saúde e ao funcionamento do corpo humano.

Doenças cardíacas, diabetes, obesidade, baixo desempenho cognitivo, problemas cerebrais e até baixo desempenho sexual são alguns dos problemas ligados a poucas horas de sono.

Segundo os pesquisadores da Universidade de Surrey (Inglaterra), a atividade de centenas de genes foi alterada quando as pessoas estudadas dormiram menos de seis horas por dia durante uma semana.

Os cientistas analisaram o sangue de 26 pessoas depois que elas tiveram uma longa noite de sono, até dez horas por noite durante uma semana, e compararam os resultados com amostras coletadas depois de uma semana com menos de seis horas por noite.

Sono e genes

Mais de 700 genes foram alterados pela mudança. Cada gene traz instruções para a construção de uma proteína. Os que ficaram mais ativos produziram mais proteínas, mudando a química do corpo.

O funcionamento do relógio biológico também foi perturbado com a mudança. As atividades de alguns genes, no decorrer do dia, aumentam e diminuem naturalmente, mas este efeito foi prejudicado pela falta de sono.

"O sono tem uma importância crítica para a reconstrução do corpo e a manutenção do estado funcional, todos os tipo de de danos parecem ocorrer (devido à falta de sono), sugerindo que pode levar a problemas de saúde," disse o professor Colin Smith, um dos autores do estudo.

"Se não conseguimos regenerar e substituir células, então, isto vai levar a doenças degenerativas", acrescentou.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Sono

Sistema Imunológico

Genética

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.