02/05/2023

Férias fazem bem: Mesmo um fim de semana de três dias traz benefícios

Redação do Diário da Saúde
Férias fazem bem: Mesmo um fim de semana de três dias traz benefícios
As pessoas são mais ativas quando estão de férias, mesmo quando têm apenas três dias de folga.
[Imagem: sarahbernier3140/Pixabay]

Semana de quatro dias de trabalho

Com uma semana de trabalho de quatro dias sendo testada em países de todo o mundo, pesquisadores das áreas de saúde e bem-estar estão entusiasmados com os primeiros resultados com o fim de semana de três dias, com as primeiras pesquisas empíricas mostrando que o tempo extra do feriado prolongado é muito bom para nossa saúde.

Avaliando as mudanças nas atividades físicas diárias antes, durante e depois das férias ou de um fim de semana prolongado, os pesquisadores constataram que as pessoas apresentam comportamentos mais ativos e saudáveis quando estão de folga, mesmo quando tinham um intervalo no trabalho de apenas três dias.

Ao longo do período de estudo de 13 meses, os participantes desfrutaram de dois a três folgas, de férias comuns a fins de semana de três dias - a média dos períodos de folga foi de 12 dias. O tipo de atividade mais comum foi "recreação ao ar livre" (35%), seguido por "eventos familiares/sociais" (31%), "descanso e relaxamento" (17%) e "atividades não-lazer", como cuidar de pessoas da família ou fazer reformas em casa (17%).

Os dados mostraram que, nos períodos de folga, as pessoas:

  • Envolveram-se em 13% mais atividade física moderada a vigorosa a cada dia (ou cinco min/dia ou mais);
  • eram 5% menos sedentárias a cada dia (ou 29 min/dia a menos);
  • dormiram 4% mais a cada dia (ou 21 min/dia a mais).

Quanto mais férias, melhor

Em relação à semana de quatro dias, a grande novidade da pesquisa, os dados mostraram que os ganhos se mantiveram mesmo para os períodos de lazer mais curtos estudados, referentes aos fins de semana de três dias, embora os benefícios sejam cumulativos, ou seja, quanto mais extensas as férias, maiores os ganhos.

"Quando as pessoas saem de férias, elas estão mudando suas responsabilidades diárias porque não estão presas à sua programação normal. Neste estudo, descobrimos que os padrões de movimento mudaram para melhor durante as férias, com aumento da atividade física e diminuição do sedentarismo observado em toda a linha.

"Também descobrimos que as pessoas ganhavam 21 minutos extras de sono a cada dia em que estavam de férias, o que pode ter uma série de efeitos positivos em nossa saúde física e mental. Por exemplo, dormir o suficiente pode ajudar a melhorar nosso humor, função cognitiva e produtividade. Também pode ajudar a reduzir nosso risco de desenvolver uma série de problemas de saúde, como obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares e depressão.

"Curiosamente, o tamanho dessas mudanças aumentou de acordo com a duração do feriado - portanto, quanto mais longo o feriado, melhores os benefícios para a saúde," disse o Dr. Ty Ferguson, da Universidade Sul da Austrália.

Checagem com artigo científico:

Artigo: How do 24-h movement behaviours change during and after vacation? A cohort study
Autores: Ty Ferguson, Rachel Curtis, Francois Fraysse, Timothy Olds, Dorothea Dumuid, Wendy Brown, Adrian Esterman, Carol Maher
Publicação: International Journal of Behavioral Nutrition and Physical Activity
DOI: 10.1186/s12966-023-01416-2
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Diversão

Atividades Físicas

Mente

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.