15/02/2019

Fim do horário de verão: Faça uma higiene do sono para se adaptar

Redação do Diário da Saúde

Sono de verão

O Horário de Verão 2018-2019 termina neste fim de semana, deixando felizes aqueles que não curtem os relógios adiantados e infelizes aqueles que gostam de chegar em casa com o dia ainda claro.

Estima-se que cerca de 30% das pessoas não se adaptam ao horário de verão, outras 30% levam certo tempo para se adaptar e as demais nada sentem com a mudança.

"Não é mito o prejuízo causado por esta uma hora de sono. Ela é relevante para algumas pessoas e há razões para as queixas que elas apresentam. O sono é extremamente importante para a reconstituição de uma série de funções do organismo. Para algumas pessoas, essa uma hora de sono é extremamente crítica para a organização, porque o melhor momento do sono é o final da manhã, o período em que está para acordar," comentou Ricardo Martins, médico do Hospital Universitário da UnB, em Brasília.

Higiene do Sono

Ao natural, as pessoas tendem a querer adormecer com o estabelecimento da escuridão. Por este motivo, acordar em um período muito escuro do dia fica difícil para algumas.

Com o fim do horário de verão, a recomendação do médico é adotar algumas medidas chamadas de higiene do sono. "Elas ajudam a induzir o sono, o que é ideal para a pessoa se adaptar a essa nova condição do horário oficial," garante o Dr. Ricardo.

  • Essas medidas prévias de higiene do sono podem incluir:
  • Reduzir a luminosidade do ambiente ao cair da noite.
  • Reduzir o acesso às telas de celulares e televisão.
  • Evitar bebidas estimulantes, como café e álcool.
  • Tornar o ambiente mais calmo e menos estimulante possível.
  • Evitar exercícios físicos pesados durante a noite.
  • Fazer refeições mais leves, como frutas e saladas.

Horário sem verão

No dia 17 de fevereiro, na madrugada de sábado para domingo, quando o relógio apresentar 00:00, é preciso atrasá-lo em uma hora, voltando para às 23:00. Isso vale para São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Sono

Mente

Qualidade de Vida

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.