02/12/2008

Fiocruz descobre planta medicinal eficaz contra dengue

Redação do Diário da Saúde
Fiocruz descobre planta medicinal eficaz contra dengue

[Imagem: Fiocruz]

Unha-de-gato

Cientistas da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) apresentaram hoje os resultados de uma pesquisa que emprega uma técnica inédita no país para explorar as propriedades anti-inflamatórias da planta medicinal popularmente conhecida como unha-de-gato para combater a dengue.

As cientistas Claire Kubelka e Sônia Reis utilizaram a técnica de cultura de células de defesa do organismo humano e descobriram efeitos animadores com a utilização de extratos da planta Uncaria tomentosa (unha-de-gato), uma espécie de cipó largamente empregada como planta medicinal na Amazônia.

Remédio natural contra a dengue

A reação inflamatória exagerada do organismo é o principal fator responsável pelo agravamento dos casos de dengue. Os resultados mostram que os extratos obtidos a partir da unha-de-gato atuam diretamente na produção de certas citocinas, proteínas ligadas à resposta inflamatória do organismo.

Esse pode ser o primeiro passo no desenvolvimento de um medicamento natural contra a dengue. Atualmente, não existem remédios específicos para o tratamento da doença, que é baseado em manter os pacientes hidratados.

Outras plantas em estudo

"Essa é uma entre várias [plantas] que a gente conseguiu observar um resultado preliminar de exibição de alguns fatores inflamatórios que acontecem durante a doença do dengue. Entretanto, estamos estudando várias outras plantas cujos nomes ainda estão sob sigilo que eventualmente podem ter efeito ainda melhor," comentou a professora Claire.

A pesquisa, que vem sendo realizada há cerca de quatro anos utilizou monócitos (células de defesa presentes no sangue) de doadores saudáveis e de infectadas pelo vírus da dengue tipo 2. Os trabalhos foram feitos em colaboração com o setor de Hemoterapia do Hospital Clementino Fraga Filho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Para conhecer maiores detalhes sobre a pesquisa, veja a reportagem Resolvido quebra-cabeças imunológico da dengue

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Plantas Medicinais

Terapias Alternativas

Medicamentos Naturais

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.