02/03/2023

Continua o banimento da folcodina, presente em medicamentos contra tosse

Redação do Diário da Saúde
Continua o banimento da folcodina, presente em medicamentos contra tosse
Você sabia que existem tosses boas e tosses ruins?
[Imagem: CC0 Public Domain/Pixabay]

Choques anafiláticos

Continua a tendência internacional de proibir o uso da folcodina, um componente presente em medicamentos para a tosse.

Agora foi a vez da autoridade nacional de saúde da Austrália, a TGA (Therapeutic Goods Administration), cancelar o registro de 55 produtos contendo o composto.

Segundo a TGA, o banimento está sendo feito devido a uma ligação entre medicamentos contendo folcodina e um risco aumentado de reações anafiláticas a medicamentos usados como relaxantes musculares durante a anestesia geral.

"É difícil prever com segurança quem pode estar em risco de anafilaxia durante a anestesia e alguns pacientes podem não saber se tomaram medicamentos à base de folcodina recentemente. Alguns pacientes submetidos a cirurgia de emergência podem não estar em condições de falar com o anestesista.

"Além disso, embora as instalações cirúrgicas possam perguntar sobre quais medicamentos prescritos um paciente está tomando, elas podem não perguntar sobre produtos de venda livre," justificou o Dr. John Skerritt, da TGA.

Folcodina

A folcodina na verdade tem sido usada em uma ampla gama de medicamentos disponíveis sem receita nas farmácias para tratar a tosse seca, particularmente em xaropes e pastilhas. Ela também é usada em combinação com outros medicamentos em produtos que tratam os sintomas de gripes e resfriados.

A folcodina é um medicamento à base de opioides, o que significa que ela é parente da morfina e da codeína. O composto age ligando-se a vários receptores em uma parte do cérebro responsável por desencadear o reflexo da tosse. Mas os opioides estão envolvidos em uma verdadeira epidemia de dependência química, sobretudo nos EUA, onde o centro das atenções está nos analgésicos à base de opioides.

Quanto aos remédios para a tosse, há vários anos especialistas alertam que nunca se deve administrar medicamentos opioides para tosse e resfriado para as crianças.

Segundo a autoridade australiana, a folcodina usada para supressão da tosse pode criar sensibilidade ao tipo de drogas relaxantes musculares que são comumente usadas em procedimentos que requerem anestesia geral, de modo que, se alguém tomar folcodina e, posteriormente, precisar tomar anestesia geral, sua chance de ter uma alergia grave e reação com risco de vida é maior.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Medicamentos

Sistema Respiratório

Vícios

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.