14/06/2012

Fotos do Facebook refletem diferenças culturais inconscientes

Redação do Diário da Saúde

Minha face no Facebook

Para milhões de usuários do Facebook, selecionar qual foto colocar em seu perfil é uma decisão muito importante.

E muito reveladora, afirmam cientistas da Universidade do Texas (EUA).

Segundo eles a escolha da foto reflete, de forma mais óbvia, preferências individuais não muito difíceis de deduzir.

Contudo, a foto também reflete valores profundamente arraigados, na verdade, diferenças culturais inconscientes.

O indivíduo e o todo

Estudos já demonstraram exaustivamente como a cultura afeta a forma como vemos o mundo e processamos as informações.

Por exemplo, as culturas ocidentais condicionam as pessoas a pensarem sobre si mesmas como entidades altamente independentes, focando no indivíduo, enquanto as culturas orientais ressaltam o coletivismo e a interdependência.

Isto resulta em que, em experimentos nos quais as pessoas observam quadros com paisagens, os ocidentais tendem a focar mais nos objetos centrais ou em rostos do que no ambiente em geral. Os asiáticos, por outro lado, tendem a focar no contexto e na paisagem global de uma cena.

A Dra. Denise Park e seus colegas decidiram colocar essas teorias à prova analisando fotos de usuários do Facebook dos EUA e da Ásia.

Fotos do Facebook refletem diferenças culturais inconscientes
A estudante norte-americana está claramente conversando com outras pessoas, mas ela seleciona apenas seu rosto para colocar em seu perfil no Facebook. Enquanto isso, não é possível nem mesmo reconhecer o estudante oriental, totalmente imerso na paisagem.
[Imagem: Denise Park/ UTDallas]

De fato, os perfis dos norte-americanos têm preferencialmente fotos com o rosto da pessoa, enquanto as fotos que ilustram o perfil dos asiáticos incluem um cenário de fundo, geralmente uma paisagem agradável.

Os ocidentais também apresentam sorrisos muito mais intensos do que os orientais.

Influências culturais

Os resultados confirmam as diferenças marcantes no foco de atenção entre ocidentais e orientais.

Segundo os pesquisadores, isto realça conclusões anteriores de que, ao olhar para uma cena, orientais e ocidentais percebem coisas diferentes, uns se concentrando no detalhe - a individualidade - e outros se concentrado no todo - a cena.

E o estudo também revelou os efeitos das influências culturais: tanto orientais que estudavam nos EUA, quanto norte-americanos estudando em Taiwan, mostraram uma tendência para ajustar seus perfis, inserindo fotos mais de acordo com as preferências culturais do país de destino.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Comportamento

Relacionamentos

Sentimentos

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.