23/02/2024

Gaze com composto ativo de planta combate superbactérias

Redação do Diário da Saúde
Gaze com composto ativo de planta combate superbactérias
Ataduras de algodão nas quais é incorporado o ácido henotânico, retirado da planta hena.
[Imagem: Darcy Rose]

Gaze biofuncionalizada

Pesquisadores identificaram uma nova maneira de aproveitar as propriedades antioxidantes e antibacterianas de um composto botânico para fazer bandagens de algodão revestidas com nanofibras que combatem infecções e ajudam as feridas a cicatrizar mais rapidamente.

As descobertas são especialmente importantes dada a crescente prevalência de bactérias multirresistentes, que vencem os antibióticos e retardam a cura dos pacientes.

A gaze de algodão é um dos curativos mais comuns: É barato, largamente disponível, confortável e biocompatível. No entanto, a gaze não promove a cura nem combate infecções.

"O algodão por si só não pode fornecer uma resposta para estas complicações - ele precisa ser biofuncionalizado," disse Mohsen Alishahi, da Universidade Cornell (EUA).

Alishahi foi buscar a solução para a biofuncionalização na lawsônia, ou ácido henotânico, um composto vermelho alaranjado encontrado nas folhas da planta hena (Lawsonia inermis) que possui propriedades antioxidantes, antiinflamatórias e antimicrobianas. O composto foi então usado para otimizar o desempenho do algodão - o nome lawsônia vem do seu descobridor, o físico escocês Isaac Lawson.

O curativo experimental apresentou excelente desempenho antibacteriano contra espécies bacterianas gram-negativas e gram-positivas, e erradicou efetivamente bactérias E. coli e estafilococos.

Gaze com composto ativo de planta combate superbactérias
Processo de biofuncionalização da gaze para curativos.
[Imagem: Mohsen Alishahi et al. - 10.1016/j.ijpharm.2024.123815]

Curativo antibacteriano

"O uso excessivo e prolongado de antibióticos sintéticos em altas concentrações contribuiu para o aumento da epidemia mortal de micróbios multirresistentes. Portanto, o uso de antibacterianos naturais e potentes, como a lawsônia, pode servir como uma alternativa aos antibacterianos sintéticos," disse o professor Tamer Uyar, coordenador da pesquisa.

"Os curativos devem proporcionar um ambiente adequado para facilitar a cura e prevenir infecções," acrescentou Alishahi. "Usando materiais totalmente naturais, como algodão, ciclodextrina e lawsônia, este curativo pode facilitar ambos, pois possui atividade antioxidante e antibacteriana abrangente."

O curativo será particularmente útil para feridas crônicas altamente suscetíveis a infecções, como úlceras diabéticas e queimaduras. As propriedades antioxidantes e antiinflamatórias também beneficiariam feridas mais rotineiras, reduzindo a formação de cicatrizes.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Functionalization of cotton nonwoven with cyclodextrin/lawsone inclusion complex nanofibrous coating for antibacterial wound dressing
Autores: Mohsen Alishahi, Mahmoud Aboelkheir, Rimi Chowdhury, Craig Altier, Hongqing Shen, Tamer Uyar
Publicação: International Journal of Pharmaceutics
Vol.: 652: 123815
DOI: 10.1016/j.ijpharm.2024.123815
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Medicamentos Naturais

Plantas Medicinais

Cuidados com a Pele

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.