14/10/2021

Hipertensão tem maior risco para mulheres mais velhas e homens mais jovens

Redação do Diário da Saúde
Hipertensão tem maior risco para mulheres mais velhas e homens mais jovens
Se você tem hipertensão, cheque antes seus outros medicamentos, porque eles podem ser a causa.
[Imagem: Pexels/Pixabay]

Hipertensão não controlada

Mulheres com 70 anos ou mais de idade, e homens entre 20 e 49 anos, têm maior probabilidade de ter hipertensão não controlada, mesmo que tomem medicamentos para baixar a pressão arterial.

Esta é conclusão um tanto preocupante de uma nova pesquisa apresentada nas Sessões Científicas da Sociedade Norte-Americana do Coração.

"O controle da pressão arterial continua sendo um grande desafio para a saúde pública que afeta até mesmo aqueles que estão sendo tratados para a doença," disse o Dr. Aayush Visaria, da Universidade Rutgers (EUA). "Embora saibamos que as mulheres tendem a ter um aumento acelerado da pressão arterial e do risco de doenças cardiovasculares após a menopausa, temos poucas informações sobre se o controle da pressão arterial é diferente por sexo e se muda com a idade."

A pressão alta aumenta o risco de ataque cardíaco, acidente vascular cerebral, doença renal e muitos outros problemas de saúde, incluindo complicações graves de covid-19.

Riscos da hipertensão por idade

O estudo incluiu 13.253 adultos, com idade igual ou superior a 20 anos, que tomavam medicamentos prescritos para tratar a hipertensão. A idade média era de 57 anos e 52% eram mulheres.

Os pesquisadores analisaram as taxas de controle da hipertensão usando uma definição mais antiga e a mais recente de pressão alta: Ou maior que 140/90 mm Hg ou maior que 130/80 mm Hg, conforme diferentes diretrizes existentes hoje.

Ao comparar as taxas de hipertensão não controlada entre homens e mulheres, separados em faixas etárias com amplitude de 10 anos, eles descobriram que:

  • As diferenças nas chances de hipertensão não controlada são semelhantes, independentemente dos critérios de orientação para hipertensão.
  • No geral, 34% dos participantes do estudo tinham hipertensão não controlada.
  • Dos 20 aos 29 anos, a chance de ter hipertensão não controlada foi 59% maior para os homens do que para as mulheres. Entre as idades de 30-39, os homens tinham 70% mais probabilidade de estar descontrolados, e para aqueles com idades entre 40-49, os homens tinham 47% mais probabilidade de não estarem controlados.
  • De 50 a 69 anos, mulheres e homens tinham chances semelhantes de hipertensão não controlada.
  • Para as idades de 70 e mais velhos, as mulheres tinham 29% (idade 70-79) a 63% (idade 80+) maiores chances de hipertensão não controlada do que os homens.

"Estes resultados indicam que mulheres com 70 anos ou mais e homens com menos de 50 anos com hipertensão podem ter risco aumentado de hipertensão não controlada e podem se beneficiar de um monitoramento mais frequente da pressão arterial," disse Visaria. "No geral, há uma necessidade de aumentar a conscientização sobre a hipertensão não controlada entre mulheres mais velhas e homens mais jovens, e mais estudos precisam ser feitos para entender as razões por trás desse fenômeno."

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Sistema Circulatório

Coração

Cérebro

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.