09/03/2023

Hipnose, meditação e oração: Qual é a mais útil para lidar com a dor?

Redação do Diário da Saúde
Hipnose, meditação e oração: Qual é a mais útil para lidar com a dor?
Existem várias terapêuticas psicológicas contra a dor crônica, contra a qual os analgésicos não cumprem uma função de modo eficaz o suficiente.
[Imagem: Silvia/Pixabay]

Mente contra a dor

Como não dispomos de tratamentos eficazes à base de medicamentos contra as dores crônicas, várias abordagens terapêuticas alternativas têm sido estudadas, mostrando efeitos encorajadores.

Já existe um significativo corpo de pesquisas em cada uma dessas abordagens, por isso Alexandra Valente e colegas da Austrália, EUA e Portugal decidiram que já era hora de comparar as alternativas mais populares, para ver quais produzem os melhores resultados.

Para isso, a equipe comparou os efeitos da hipnose, da meditação da mente alerta e da oração cristã, avaliando tanto a intensidade quanto a tolerância à dor - e eles trabalharam somente com casos de dor aguda.

Os resultados indicam que uma única sessão de hipnose e de meditação podem ser úteis para a gestão da dor aguda, sendo a hipnose ligeiramente mais eficaz. A equipe não conseguiu detectar benefícios na gestão da dor apenas com a oração.

Terapias alternativas contra dor

Além de ser quase universal, a dor é também uma experiência complexa influenciada por fatores biológicos, psicológicos e sociais. Por isso a gestão adequada da dor requer mais do que apenas tratamentos biológicos, como é o caso dos medicamentos analgésicos.

Existem diversas terapias focando nos fatores que influenciam a dor, incluindo abordagens psicossociais, complementares e integrativas. Estudos anteriores confirmaram a utilidade da hipnose, da meditação da mente alerta e da oração como práticas úteis na autogestão da dor crônica.

No entanto, os efeitos dessas abordagens na dor aguda têm sido menos investigados, e não havia ainda qualquer estudo que tivesse comparado os efeitos imediatos dessas três abordagens na experiência de dor aguda.

Foi isso que Alexandra e seus colegas fizeram, recorrendo à avaliação da variabilidade da frequência cardíaca e de outras medidas para comparar os efeitos imediatos de cada uma das três abordagens na intensidade da dor, na tolerância à dor e no estresse gerado pela dor.

Os resultados sugerem que uma única sessão breve de hipnose e de meditação, mas não de oração cristã inaciana com base na meditação bíblica, podem ser úteis para a autogestão da dor aguda, sendo a hipnose uma opção ligeiramente superior.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Immediate Effects of Hypnosis, Mindfulness Meditation, and Prayer on Cold Pressor Outcomes: A Four-Arm Parallel Experimental Study
Autores: Alexandra Ferreira-Valente, B. P. Van Dyke, M. A. Day, C. Teotónio do Carmo, J. Pais-Ribeiro, F. Pimenta, R. M. Costa, M. P. Jensen
Publicação: Journal of Pain Research
Vol.: 15 Pages 4077—4096
DOI: 10.2147/JPR.S388082
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Dores Crônicas

Terapias Alternativas

Espiritualidade

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.