22/10/2008

HIV ressurge depois de se esconder em uma única célula

Redação do Diário da Saúde
HIV ressurge depois de se esconder em uma única célula
Micrografia eletrônica do HIV
[Imagem: U.S.Center for Disease Control & Prevention]

Esconderijo do HIV

Há anos, desde o desenvolvimento dos antirretrovirais de alta eficiência, os médicos têm ficado intrigados com a resistência do vírus causador da AIDS - mesmo depois de virtualmente desaparecer do corpo, não sendo mais detectado por nenhum exame, tão logo a medicação é suspensa, o HIV ressurge.

Agora, a equipe do Dr. Huldrych Gunthard, do Hospital Universitário de Zurique, na Suíça, encontrou a resposta para esse ressurgimento: o HIV pode ficar em hibernação no interior de uma única célula, e ressurgir tão logo as condições lhe sejam favoráveis, ou seja, tão logo a medicação antirretroviral seja suspensa.

Carga viral

De acordo com a pesquisa, o HIV pode se esconder em um pequeno grupo de células, ou mesmo em uma única célula, no sistema linfático - incluindo os nódulos linfáticos, o baço e outros órgãos - no cérebro e na medula espinhal, entre outros lugares.

Seja suspensa pelo médico ou interrompida pelo paciente, a falta da medicação faz com que o vírus ressurja de forma muito forte, causando infecções ativas e fazendo com que o paciente, em poucas semanas, volte a apresentar a mesma carga viral registrada antes do tratamento.

Vírus latente

O que a equipe do Dr. Gunthard descobriu é que o vírus fica totalmente latente dentro de uma única célula, sem se reproduzir. Esta é uma boa notícia e, segundos os pesquisadores, mostra o poder dos atuais antirretrovirais.

Se o vírus ficasse se multiplicando, mesmo que dentro de uma única célula, haveria a possibilidade de que ele desenvolvesse mutações e criasse resistência aos medicamentos.

Poder dos antirretrovirais

"Esta é uma notícia muito boa e sugere que nossos tratamentos são realmente muito potentes, e os efeitos deles irão durar por muito tempo," disse o Dr. Gunthard em entrevista à revista Nature.

Agora os cientistas continuarão suas pesquisas em busca da resposta para a questão que ainda precisa ser respondida sobre esse ressurgimento do vírus a partir de uma única célula - que mecanismo o HIV utiliza para "renascer" de um estado de hibernação tão grande que ele não é nem mesmo detectado pelos exames?

A pesquisa da equipe do Dr. Gunthard foi publicada no exemplo desta semana da revista Proceedings of the National Academy of Sciences.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Vírus

Infecções

Medicamentos

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.