05/01/2016

Ideia negativa de envelhecimento piora memória e audição

Redação do Diário da Saúde

Estereótipos e comentários

Se uma pessoa se aproxima ou entra pela terceira idade com uma percepção negativa sobre o envelhecimento, ela poderá transformar em realidade suas próprias expectativas negativas.

A falta de confiança em suas habilidades de ouvir e lembrar das coisas, por exemplo, pode levar as pessoas a terem de fato problemas nesses aspectos.

"O sentimento das pessoas sobre ficar mais velho influencia suas funções sensoriais e cognitivas," explica a professora Alison Chasteen, da Universidade de Toronto (Canadá).

"Esses sentimentos estão muitas vezes enraizados em estereótipos sobre o envelhecimento e comentários das pessoas próximas de que a sua audição e sua memória estão falhando. Então, precisamos ter uma abordagem mais ampla e profunda para entender os fatores que influenciam suas vidas diárias," prossegue Alison.

Expectativa e realidade

Os pesquisadores examinaram três variáveis - visões sobre o envelhecimento, autopercepções de suas habilidades para ouvir e lembrar e o desempenho real, medido em laboratório, de ambas as funções.

Para descobrir as conexões entre a expectativa e a realidade, eles entrevistaram e examinaram 301 adultos com idades entre 56 e 96 anos.

Para avaliar os pontos de vista sobre o envelhecimento, os voluntários fizeram exercícios imaginando 15 cenários - situações comuns do dia a dia - e avaliando as suas preocupações sobre cada um com base na idade que teriam e no quanto eles se preocupavam com o impacto de seu envelhecimento.

Autoprofecia

"Aqueles que tinham opiniões negativas sobre o envelhecimento e acreditavam que tinham dificuldades com suas habilidades para ouvir e lembrar as coisas, também saíram-se mal nos testes de audição e de memória," disse Alison.

"Isso não quer dizer que todos os adultos mais velhos que demonstram capacidades fracas para audição e memória têm uma visão negativa do envelhecimento," ressalva a pesquisadora.

Mas há uma forte correlação entre as duas coisas, mostrando que a falta de confiança em suas habilidades pelo fato de estar envelhecendo está fortemente associada com a piora dessas funções.

O estudo foi publicado na revista Psychology and Aging.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Terceira Idade

Memória

Audição

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.