12/08/2010

Igreja Católica doa recursos para pesquisa com células-tronco

Redação do Diário da Saúde

Células-tronco éticas

O professor Neil Scolding, da Universidade de Bristol, na Inglaterra, recebeu £ 25.000 (R$ 70 mil) da Igreja Católica para financiar suas pesquisas sobre o uso de células-tronco para tratar a esclerose múltipla.

Os recursos são oriundos de doações feitas por fiéis no chamado "Dia da Vida", um evento anual da Igreja Católica. A coleta rendeu um total £500.000 (R$1,4 milhão).

A Igreja afirmou que o dinheiro será doado para trabalhos voltados para o "suporte da vida", o que inclui, além da pesquisa com células-tronco considerada ética pela Igreja, o auxílio psicoterápico a casais com "crises de gravidez", incluindo infertilidade, um DVD enfocando "Espiritualidade e Demência" e trabalhos no campo da bioética.

Em 2010, o Dia da Vida foi dedicado à celebração da dignidade da vida, desde a sua concepção até a morte natural.

Esclerose múltipla

"Acreditamos firmemente que as células da medula óssea podem ter um impacto terapêutico valioso [no tratamento da] esclerose múltipla, e tanto nossas pesquisas de laboratório quanto nossos testes clínicos são voltados para explorar, desenvolver e maximizar esse efeito - o qual nós esperamos que, no futuro, serão também aplicáveis a outras doenças neurodegenerativas ", disse o professor Scolding.

Segundo o pesquisador, os recursos serão utilizados imediatamente para planejar e realizar testes clínicos em larga escala envolvendo o tratamento da esclerose múltipla com células-tronco.

"Deus lhe pague"

Nesta etapa, serão utilizadas apenas células da medula óssea do próprio paciente.

"E, paralelamente, vamos expandir os nossos estudos de laboratório, de modo a compreender como otimizar o uso dessas células," diz o pesquisador.

"Esta doação será importante para acelerar nosso trabalho e estamos muito gratos à Conferência Episcopal, e aos fiéis de todo o Reino Unido, por sua grande generosidade," afirmou Scolding em um comunicado emitido por sua Universidade.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Células-tronco

Espiritualidade

Reprodução Assistida

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.