27/09/2022

Ilusões morais alteram nosso comportamento - para pior

Redação do Diário da Saúde
Ilusões morais altera nosso comportamento - para pior
As ilusões morais podem enganar nossa capacidade de tomada de decisão.
[Imagem: S. Hermann & F. Richter/Pixabay]

Ilusões morais

Assim como as ilusões de óptica podem enganar o olho para nos apresentar uma imagem distorcida da realidade, ilusões morais podem enganar nossa capacidade de tomada de decisão no pior sentido possível: Tornando-nos mais egoístas.

"Nós tendemos a usar o que podemos chamar de 'espaço de manobra moral' para justificar decisões egoístas. Isso significa que podemos agir de forma egoísta em certas situações, sem sentir que nossas ações são moralmente erradas," disse a professora Kajsa Hansson, da Universidade de Linkoping (Suécia).

Hansson examinou vários aspectos do que ela chama de "ilusões morais", traçando um paralelo com as ilusões de óptica. A conclusão é que podemos usar essas ilusões para ajustar nossa moral em algumas situações de forma a aumentar o benefício próprio.

"A justiça está nos olhos de quem vê. Mas eu usei uma definição ampla de moralidade e não julgo se um certo tipo de justiça é bom ou ruim. Em vez disso, uso a ideia de se uma pessoa experimenta que ela não está vivendo de acordo com sua própria noção de boa moralidade," explicou a pesquisadora.

Mas nem tudo está perdido: Os resultados também mostram que somos mais propensos a votar pelo bem comum quando participamos de decisões democráticas, e não de decisões individuais.

O que são ilusões morais?

As ilusões morais surgem principalmente em situações competitivas, quando muitas pessoas competem pelas mesmas recompensas. É uma consequência de mecanismos psicológicos que nos levam a avaliar a justiça - no sentido de equidade - de forma diferente, dependendo se somos bem-sucedidos ou não.

Este fenômeno é particularmente comum quando não temos informações sobre a equidade da situação.

Ilusões morais altera nosso comportamento - para pior
"Nossos resultados são realmente uma notícia muito boa. Eles sugerem que possuímos a percepção de que tomamos decisões pelos outros e agimos coletivamente," disse Kajsa Hansson.
[Imagem: Linköping University]

Quando nossa mente tenta preencher as informações que faltam, ela pode criar uma imagem que não condiz com a realidade - da mesma forma que ocorre com uma ilusão de óptica.

Um exemplo é como encaramos uma perda: Se perdemos, tendemos a culpar o campo de jogo, que não estaria nivelado, ou que o jogo foi manipulado. Quando vencemos, ao contrário, explicamos isso por nossas excelentes habilidades de jogador.

Essa tendência pode descrever por que as pessoas bem-sucedidas acreditam que o mundo é uma meritocracia e que as desigualdades econômicas seriam, portanto, justas.

Mais justiça na democracia

A pesquisadora também investigou como reagimos a decisões quando podemos evitar informações que possam encorajar um comportamento altruísta. Nesse caso, novamente, nossa moralidade pode ser ajustada, já que relutamos em buscar mais informações que possam nos deixar com a consciência pesada. Essas informações podem nos forçar a agir de forma altruísta.

Há, no entanto, uma situação em que as ilusões morais não desempenham um papel: Quando as decisões são tomadas democraticamente. Este pode ser o caso das decisões tomadas pelo parlamento, mas também se aplica nas comissões de clubes, empresas etc, onde várias pessoas estão envolvidas e tomam decisões coletivamente.

Isso contraria a teoria atualmente aceita, que diz que nos tornamos menos morais quando a responsabilidade por uma decisão é compartilhada entre várias pessoas - esse fenômeno é conhecido como "difusão de responsabilidade".

"Quando as decisões são tomadas democraticamente, sempre há alguém que podemos culpar, e estudos anteriores mostraram que nos tornamos mais egoístas quando a responsabilidade de uma decisão é dividida entre várias pessoas. No entanto, nossos resultados não suportam a ideia de que as pessoas se tornam menos morais ao tomar tais decisões. Na verdade, muito pelo contrário," disse Hansson.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Moral Illusions
Autores: Kajsa Hansson
Publicação: Doctoral thesis
DOI: 10.3384/9789179293963
Cheque você mesmo: http://liu.diva-portal.org/smash/get/diva2:1688469/FULLTEXT01.pdf
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Ética

Emoções

Relacionamentos

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.