09/09/2021

Ímãs oferecem controle preciso de membros protéticos

Redação do Diário da Saúde
Ímãs oferecem controle preciso dos membros protéticos
Ímãs minúsculos são implantados dentro dos músculos, servindo como sensores da intenção de movimentação.
[Imagem: MIT Media Lab]

Magnetomicrometria

Para pessoas amputadas que possuem membros protéticos, um dos maiores desafios é controlar a prótese para que ela se mova da forma mais parecida possível com um membro natural.

A maioria dos membros protéticos é controlada por meio da eletromiografia, uma forma de registrar a atividade elétrica dos músculos que é fácil de implementar, mas que fornece um controle limitado da prótese.

Engenheiros do MIT desenvolveram agora uma abordagem alternativa que eles acreditam poder oferecer um controle muito mais preciso dos membros protéticos.

Depois de inserir pequenas esferas magnéticas no tecido muscular dentro da parte restante do membro amputado, eles demonstraram ser possível medir com precisão o comprimento de cada músculo conforme ele se contrai e relaxa.

E essa informação foi então retransmitida para uma prótese biônica em uma questão de milissegundos, fornecendo um movimento em tempo real.

A nova estratégia, batizada de magnetomicrometria, pode fornecer medidas musculares rápidas e precisas, mas o teste até agora foi feito apenas em animais. A equipe espera testar a abordagem em pessoas com amputação nos próximos anos.

"Nossa esperança é que a magnetomicrometria substitua a eletromiografia como forma dominante de conectar o sistema nervoso periférico aos membros biônicos. E temos essa esperança por causa da alta qualidade do sinal que obtivemos da magnetomicrometria e do fato de ser uma técnica minimamente invasiva, ter um baixo custo e poucos obstáculos regulatórios," disse o professor Hugh Herr.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Magnetomicrometry
Autores: C. R. Taylor, S. S. Srinivasan, S. H. Yeon, M. K. O’Donnell, T. J. Roberts, H. M. Herr
Publicação: Science Robotics
Vol.: 6, Issue 57, eabg0656
DOI: 10.1126/scirobotics.abg0656
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Próteses

Robótica

Sensores

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.