06/01/2022

Impacto dos remédios sobre os micróbios intestinais é maior do que pensávamos

Redação do Diário da Saúde
Impacto das remédios sobre os micróbios intestinais é maior do que pensávamos
Medicamentos comuns podem afetar as bactérias intestinais de diferentes maneiras.
[Imagem: Isabel Romero Calvo/EMBL]

Medicamentos afetando bactérias benéficas

Somos certamente uma das gerações mais medicadas que já viveu em nosso planeta. Muitas vezes, muitos de nós toma vários medicamentos diários durante meses ou mesmo anos.

Um dos resultados é que vivemos mais e melhor, mas nossa maneira de fazer isso tem um custo: Muitos medicamentos comumente usados têm efeitos poderosos sobre nossas bactérias intestinais.

O microbioma intestinal consiste em bilhões de microrganismos essenciais para o funcionamento normal do corpo e ainda não sabemos como a maioria dos medicamentos interage com eles - e o que isso nos causa, seja para o bem ou para o mal.

Uma equipe de várias instituições da Alemanha decidiu iniciar os esforços para sanar esse hiato em nosso conhecimento.

"Analisamos os efeitos de 28 medicamentos diferentes e várias combinações de medicamentos. Descobrimos que os medicamentos podem ter um efeito mais pronunciado no microbioma do hospedeiro do que as doenças, dieta e tabagismo combinados," contou o professor Peer Bork, do Laboratório Europeu de Biologia Molecular de Heidelberg. "Muitos medicamentos afetam negativamente a composição e o estado das bactérias intestinais, mas outros, incluindo a aspirina, podem ter uma influência positiva sobre o microbioma intestinal."

Separar efeitos dos medicamentos e das doenças

Ao desenvolver uma abordagem estatística que leva em conta os efeitos de vários fatores de confusão, os pesquisadores estão conseguindo descobrir os efeitos dos medicamentos e das doenças, separadamente.

"Agora temos uma estrutura metodológica robusta que torna possível se livrar de muitos dos erros padrão," disse o professor Bork. "Isso nos permitiu mostrar que a medicação pode mascarar as assinaturas de doenças e ocultar biomarcadores ou alvos terapêuticos em potencial."

A equipe está esperançosa de que esses resultados iniciais, e os que virão a seguir, possam ajudar no reaproveitamento de medicamentos, bem como no planejamento de tratamentos individualizados e estratégias de prevenção.

Efeito cumulativo

Embora o impacto negativo e duradouro dos antibióticos nas bactérias intestinais já seja bem conhecido, este estudo mostrou que esses efeitos provavelmente se acumulam com o tempo.

"Nós descobrimos que o microbioma intestinal de pacientes que tomam vários cursos de antibióticos ao longo de cinco anos tornou-se menos saudável. Isso incluía sinais indicando resistência antimicrobiana," contou Sofia Forslund, do Centro Max Delbruck de Medicina Molecular de Berlim.

"Sabemos que o microbioma pode refletir o estado de saúde de um paciente e fornecer uma gama de biomarcadores para avaliar a gravidade das doenças. O que muitas vezes é esquecido, no entanto, é que o medicamento usado para tratar uma doença também afeta o estado do microbioma," acrescentou Rima Chakaroun, da Universidade de Gotemburgo.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Combinatorial, additive and dose-dependent drug-microbiome associations
Autores: Sofia K. Forslund, Rima Chakaroun, Maria Zimmermann-Kogadeeva, Lajos Markó, Judith Aron-Wisnewsky, Trine Nielsen, Lucas Moitinho-Silva, Thomas S. B. Schmidt, Gwen Falony, Sara Vieira-Silva, Solia Adriouch, Renato J. Alves, Karen Assmann, Jean-Philippe Bastard, Till Birkner, Robert Caesar, Julien Chilloux, Luis Pedro Coelho, Leopold Fezeu, Nathalie Galleron, Gerard Helft, Richard Isnard, Boyang Ji, Michael Kuhn, Emmanuelle Le Chatelier, Antonis Myridakis, Lisa Olsson, Nicolas Pons, Edi Prifti, Benoit Quinquis, Hugo Roume, Joe-Elie Salem, Nataliya Sokolovska, Valentina Tremaroli, Mireia Valles-Colomer, Christian Lewinter, Nadja B. Sondertoft, Helle Krogh Pedersen, Tue H. Hansen, Jens Peter Gøtze, Lars Køber, Henrik Vestergaard, Torben Hansen, Jean-Daniel Zucker, Serge Hercberg, Jean-Michel Oppert, Ivica Letunic, Jens Nielsen, Fredrik Bäckhed, S. Dusko Ehrlich, Marc-Emmanuel Dumas, Jeroen Raes, Oluf Pedersen, Karine Clément, Michael Stumvoll, Peer Bork
Publicação: Nature
DOI: 10.1038/s41586-021-04177-9
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Medicamentos

Bactérias

Alimentação e Nutrição

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.