12/09/2012

Infecções respiratórias em bebês causam asma mais tarde

Com informações da BBC

Vírus sincicial

Infecções virais em recém-nascidos danificam parte do sistema imunológico e aumentam os riscos de asma no futuro.

Experimentos feitos por especialistas norte-americanos em filhotes de rato revelaram que infecções provocadas pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR) retiraram de células imunológicas a capacidade de aliviar inflamações nas vias respiratórias.

Em artigo publicado na revista científica Nature Medicine, a equipe da Universidade de Pittsburgh (EUA) afirma que a descoberta vai auxiliar a busca por formas de prevenir a asma.

Causa e efeito

Estudos anteriores já haviam demonstrado a existência de um vínculo entre repetidas infecções pulmonares com o vírus VSR no bebê e o desenvolvimento da asma mais tarde.

Uma pesquisa sueca mostrou que 39% de bebês levados ao hospital por causa de infecções pelo VSR já sofriam de asma aos 18 anos de idade. Entretanto, apenas 9% de bebês que não sofreram essas infecções desenvolveram a doença.

Não se sabia explicar, no entanto, o mecanismo pelo qual a infecção pelo vírus resultava no desenvolvimento da asma.

Supressão de inflamações

Agora, a equipe norte-americana acredita ter encontrado a explicação.

Seus experimentos com ratos mostraram que o vírus danifica células do sistema imunológico conhecidas como células T reguladoras, impedindo-as de agir sobre inflamações.

Infecções com o VSR provocaram uma "perda completa da função supressora (de inflamações) pelas células T reguladoras, após a qual os ratos passaram a apresentar sintomas semelhantes aos da asma", afirmou Anuradha Ray, um dos autores do estudo.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Infecções

Cuidados com o Recém-nascido

Sistema Respiratório

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.