07/05/2009

Instituto do Câncer atende 100 mil casos em um ano

Agência Fapesp

Atendimentos

O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo Octavio Frias de Oliveira, ligado à Secretaria de Estado da Saúde e à Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), completou seu primeiro ano de funcionamento com balanço de 100 mil procedimentos acumulados desde a sua inauguração, em 6 de maio de 2008.

Com as alas de internação e cirurgia ativadas no segundo semestre do ano passado foram contabilizados, até dezembro, 28.431 atendimentos ambulatoriais, 52 cirurgias, 187 internações em enfermaria e Unidade de Terapia Intensiva, 14.657 sessões de quimioterapia e 13.836 exames de imagem, incluindo ultrassonografia, raio X, tomografia computadorizada e mamografia.

Plano de metas

Este ano, a capacidade de atendimento foi ampliada, conforme plano de metas. Nos três primeiros meses foram realizados, mensalmente, 4.680 atendimentos ambulatoriais, 348 admissões em enfermaria e UTI, 128 cirurgias, 1.818 sessões de quimioterapia e 3.171 exames de imagem.

"Esses números demonstram a constante superação da capacidade do hospital mês a mês, o que está possibilitando a expansão da assistência prestada aos usuários" afirma Giovanni Guido Cerri, professor da FMUSP e diretor geral do instituto.

Triplicar o atendimento

Segundo a Secretaria da Saúde, quando estiver em pleno funcionamento o Instituto do Câncer será responsável por triplicar o número de vagas para o tratamento de pacientes com câncer pelo SUS no Estado. O instituto contará com 128 consultórios médicos, 22 salas cirúrgicas, 96 poltronas quimioterápicas e 474 leitos - sendo 360 para enfermaria, 84 de UTI e 30 para Hospital-Dia.

Quando completo, o Instituto do Câncer contará com seis tomógrafos, quatro ressonâncias magnéticas, três equipamentos de medicina nuclear, 13 equipamentos de raio X, dos quais nove serão móveis, 10 ultrassonografias (duas cardiológicas) e duas mamografias digitais à disposição para os pacientes do SUS.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Atendimento Médico-Hospitalar

Câncer

Equipamentos Médicos

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.