21/12/2023

Ioga nidra melhora o sono, a cognição e a memória

Redação do Diário da Saúde
Ioga nidra melhora o sono, a cognição e a memória
Todas as medições foram objetivas, sem depender de depoimentos dos praticantes.
[Imagem: Sourav/CC0]

Ioga nidra

Praticar ioga nidra, uma espécie de treinamento de atenção plena ou meditação da mente alerta, pode melhorar o sono, a cognição, o aprendizado e a memória, mesmo em iniciantes.

Karuna Datta e seus colegas da Universidade de Ciências da Saúde de Maharashtra, na Índia, fizeram uma intervenção de duas semanas com um grupo de praticantes novatos, e os resultados mostraram que a porcentagem de ondas delta no sono profundo aumentou e todas as habilidades cognitivas testadas melhoraram.

Ao contrário das formas mais ativas de ioga, que se concentram nas posturas físicas, na respiração e no controle muscular, o ioga nidra - também conhecido como sono iogue - orienta as pessoas a um estado de relaxamento consciente enquanto permanecem deitadas.

Embora já existam vários estudos mostrando melhorias do sono e da capacidade cognitiva em decorrência desta prática, as pesquisas anteriores basearam-se mais em medidas subjetivas do que em dados objetivos.

Por isso, Datta e seus colegas utilizaram medidas polissonográficas objetivas do sono e uma bateria de testes cognitivos. Entre outras coisas, a polissonografia mede a atividade cerebral para determinar quanto tempo dura cada estágio do sono e com que frequência cada estágio ocorre. As medições foram feitas antes e depois de duas semanas de prática de ioga nidra, realizada durante o dia por meio de gravação de áudio de 20 minutos.

Melhor sono e melhor cognição

Após duas semanas de ioga nidra, os pesquisadores observaram que os participantes apresentaram um aumento significativo na eficiência do sono e na porcentagem de ondas delta no sono profundo. Também foram observadas respostas mais rápidas em todos os testes cognitivos, sem perda de precisão, e respostas mais rápidas e precisas em tarefas, incluindo testes de memória de trabalho, abstração, reconhecimento de medo e raiva, e tarefas de aprendizagem espacial e memória.

Os resultados batem com as conclusões de estudos anteriores que associam o sono com ondas delta à melhoria da qualidade do sono, bem como à melhor atenção e memória.

Os pesquisadores acreditam que este estudo fornece evidências objetivas de que a ioga nidra é um meio eficaz de melhorar a qualidade do sono e o desempenho cognitivo, sendo ainda mais interessante por ser uma intervenção de baixo custo e altamente acessível, da qual muitas pessoas podem se beneficiar.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Improved sleep, cognitive processing and enhanced learning and memory task accuracy with ioga nidra practice in novices
Autores: Karuna Datta, Anna Bhutambare, Mamatha V. L., Yogita Narawa, Rajagopal Srinath, Madhuri Kanitkar
Publicação: PLoS ONE
Vol.: 18 (12): e0294678
DOI: 10.1371/journal.pone.0294678
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Terapias Alternativas

Sono

Espiritualidade

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.