20/05/2022

Kamini: Produto derivado de ervas provoca dependência de opioide

Redação do Diário da Saúde
Kamini: Produto derivado de ervas provoca dependência de opioide
Os especialistas australianos alertam autoridades de saúde de outros países para a presença da substância mesmo onde ela é proibida.
[Imagem: Cortesia bpac.org.nz]

Opioides

Especialistas em saúde da Austrália alertaram ter encontrado 12 pacientes que desenvolveram um distúrbio de uso de opioides após usar um produto à base de ervas.

O produto, importado da Índia, é chamado kamini, sendo parcialmente feito das mesmas papoulas que produzem o ópio.

Embora existam medicamentos opioides receitados até mesmo para tosse e resfriado em crianças, tem havido uma epidemia de opioides legais, igualmente levando à dependência química.

Esta nova fonte de preocupação com os opioides foi identificada por especialistas do Serviço de Álcool e Drogas, uma entidade de saúde do governo da Austrália.

Kamini

Os pacientes não sabiam que poderiam desenvolver dependência de opioides, dizem os cientistas, e muitos lutaram para controlar seu uso por meses antes de procurar tratamento.

Os pacientes procuraram ajuda depois de terem dificuldade de comprar o medicamento à base de plantas durante a pandemia de covid-19 ou porque não conseguiram mais lidar com a dependência. Todos os pacientes foram tratados para dependência química.

Embora o kamini seja classificado como ilegal na Austrália, os pacientes confirmaram que o produto está prontamente disponível em muitos supermercados do país.

Os pesquisadores sugerem que sejam envidados esforços direcionados para evitar que outros pacientes desenvolvam dependência de opioides de kamini, além de alertar autoridades de saúde de outros países para a presença da substância mesmo onde ela é proibida.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Kamini, a little recognised source of illicit opioid: A case series of 12 patients
Autores: Tabibul Khan, Pem Ariyawansa, Janette Quinn, Jeremy Hayllar
Publicação: Drug & Alcohol Review
DOI: 10.1111/dar.13475
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Vícios

Medicamentos

Medicamentos Naturais

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2022 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.