01/07/2014

Tecnologia de videogame entra nas salas de cirurgia

Redação do Diário da Saúde
Kinect viabiliza cirurgia baseada em gestos
A "cirurgia baseada em gestos" usa o Kinect, sensor de movimentos lançado pela Microsoft para uso em videogames.
[Imagem: Microsoft Research]

Cirurgia baseada em gestos

Uma tecnologia desenvolvida originalmente para videogames está sendo testada para evitar a contaminação durante cirurgias delicadas.

A técnica consiste em evitar ao máximo o contato do cirurgião com equipamentos e outros aparelhos durante cirurgias do cérebro e do coração.

"Este projeto de 'Interação sem Toque' está combinando as habilidades e o conhecimento de cientistas sociais e de informática com a experiência profissional de cirurgiões para projetar e desenvolver um aplicativo que já está demonstrando benefícios reais na sala de operações," disse o Dr. Mark Rouncefield, que participa da equipe junto com seu colega Gerardo Gonzalez.

O projeto, realizado na Universidade de Lancaster (Reino Unido), é fruto de uma colaboração de uma equipe de várias universidades e da Microsoft.

Kinect cirúrgico

A "cirurgia baseada em gestos" usa o Kinect, sensor de movimentos criado pela Microsoft para uso em videogames.

Neste estágio, o aplicativo permite que os médicos visualizem, controlem e manipulem as imagens médicas que guiam suas cirurgias sem precisar tocar em qualquer equipamento, garantindo o nível de esterilização durante todo o procedimento.

A técnica já havia sido testada para outros procedimentos, mas agora mostrou-se eficaz no caso mais delicado das cirurgias vasculares cerebrais.

"Adaptar a tecnologia para a neurocirurgia nos permitiu entender como o sistema funciona em diversos domínios diferentes. Além de refinar o conjunto de gestos, o novo sistema incorpora um melhor controle de voz, deixando as mãos livres para trabalhar com os instrumentos cirúrgicos," disse o professor Kenton O'Hara, membro da equipe.

Ainda não há previsão de quando o sistema de cirurgia gestual se transformará em um produto comercial.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Robótica

Cirurgias

Diversão

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.