27/10/2019

Kit de diagnóstico para dengue recebe registro da Anvisa

Com informações da Fiocruz
Kit de diagnóstico para dengue recebe registro da Anvisa
Kit constitui avanço importante para enfrentar o desafio de buscar um diagnóstico mais preciso para arboviroses.
[Imagem: IBMP]

Testes moleculares

O Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP) acaba de obter registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para um novo kit diagnóstico.

Trata-se do teste molecular ZDC (zika, dengue e chikungunya), com diferenciação na mesma reação sobre o tipo da dengue (1, 2, 3 ou 4).

O teste inovador foi desenvolvido e produzido pelo IBMP - associação civil sem fins lucrativos, instituída mediante parceria entre a Fiocruz e o governo do Estado do Paraná. O teste molecular é realizado por meio da técnica PCR em tempo real, que possibilita o diagnóstico na fase inicial da infecção e poderá ser ofertado diretamente pela Fiocruz ao Ministério da Saúde.

O novo kit representa um avanço na capacidade diagnóstica, incorporando num mesmo teste a diferenciação entre os quatro tipos de dengue, além do zika e chikungunya.

A equipe já tem vários outros testes em fase final para obtenção de registro - como malária, tracoma, febre amarela e hanseníase.

Assim como este kit recém-registrado, todos os desenvolvimentos de novos kits e produtos para a saúde alcançados pelo IBMP são disponibilizados à Fiocruz, através do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz), com quem mantém cooperação tecnológica e produtiva, permitindo, mediante entendimentos com o Ministério da Saúde, que os novos produtos sejam fornecidos ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Exames

Diagnósticos

Vírus

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.