23/04/2009

Lei cria semana de mobilização pela doação de medula óssea

Yara Aquino - Agência Brasil

Doação de medula óssea

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou uma lei que institui a Semana de Mobilização Nacional para Doadores de Medula Óssea. Durante a semana, que será celebrada todos os anos entre os dias 14 e 21 de dezembro, órgãos públicos e privados devem realizar campanhas para esclarecer e incentivar a doação de medula.

A lei estabelece que a população deve ser orientada sobre a importância da doação da medula óssea e os procedimentos para fazer parte do cadastro de doadores. Estimula também a ação unificada da União, dos estados e municípios no sentido de estruturar laboratórios e ampliar os locais para a realização de exames que identifiquem características dos doadores. Com esse banco de dados será possível convocar um doador compatível no momento em que um paciente doente aparecer.

Slogan

O texto sancionado pelo presidente define ainda que durante a semana seja divulgada a frase: "Neste Natal, dê um presente a quem precisa de você para viver: cadastre-se como doador de medula".

A lei foi publicada no Diário Oficial da União de hoje (23) e nasceu de uma proposta do deputado Beto Albuquerque (PSB-RS) que em fevereiro de 2009 perdeu um filho vítima de leucemia aguda.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Eventos

Transplantes

Voluntariado

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.