23/12/2018

Lei garante reconstrução da mama para vítimas de câncer

Com informações da Agência Brasil

Reconstrução aréolo-mamilar

A Lei nº 13.770, que garante cirurgia plástica reconstrutiva da mama em casos de mutilação decorrente de tratamento de câncer, já foi publicada no Diário Oficial da União, começando a fazer efeito dentro de seis meses.

De acordo com a lei, os procedimentos de simetria da mama e de reconstrução do complexo aréolo-mamilar passam a ser considerados partes integrantes da cirurgia plástica.

Quando existirem condições técnicas, a reconstrução da mama deverá ser efetuada de forma imediata.

Quando isso não for possível, a paciente será encaminhada para acompanhamento e terá garantida a realização da cirurgia logo após alcançar as condições clínicas exigidas.

Câncer de mama

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células da mama. O processo gera células anormais que se multiplicam, formando um tumor.

Há vários tipos de câncer de mama e a doença pode evoluir de diferentes formas. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem mais lentamente. Esses comportamentos distintos se devem a características próprias de cada tumor e de cada paciente.

O câncer de mama é o câncer mais comum entre mulheres no mundo, depois do câncer de pele não-melanoma, correspondendo a cerca de 25% dos casos novos a cada ano. No Brasil, esse percentual é de 29%. Para 2018, são esperados 59.700 novos casos de câncer de mama no país.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Cirurgias Plásticas

Saúde da Mulher

Câncer

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.