21/03/2022

Luz durante o sono piora níveis de açúcar no sangue

Com informações da New Scientist
Luz durante o sono piora níveis de açúcar no sangue
Não é só a luz interna: mesmo as luzes da rua podem estar atrapalhando seu sono.
[Imagem: Stevepb/Pixabay]

Dormir com luz ou TV ligada

Manter a TV ou uma luz de cabeceira acesa durante a noite pode não conseguir atrapalhar o seu sono, mas pode ser o suficiente para atrapalhar a maneira como nossos corpos normalmente mantêm o açúcar no sangue dentro de uma faixa saudável.

Um pequeno ensaio clínico mostrou que, mesmo uma única noite dormindo em um quarto com a luz acesa foi suficiente para dar aos participantes um nível de açúcar no sangue um pouco pior na manhã seguinte.

Estudos populacionais anteriores já haviam revelado que as pessoas que dormem com a luz acesa ou a TV ligada em seus quartos são mais propensas a estar acima do peso ou ter diabetes tipo 2. Mas aquelas pesquisas não conseguiram comprovar de maneira definitiva se era mesmo a luz que piorava a saúde.

Agora, o estudo da professora Phyllis Zee e seus colegas da Universidade Northwestern (EUA) não apenas dá suporte à ideia de que a conexão é causal, como também traz pistas sobre o possível mecanismo entre a luz noturna e o nível de açúcar no sangue.

Luz durante o sono

A equipe colocou 20 voluntários saudáveis para passar duas noites em seu laboratório do sono. Na primeira noite, todos os participantes dormiram em um quarto totalmente escuro. No segundo, metade dormiu com um nível de iluminação de 100 lux, equivalente a manter uma TV ou uma luz de cabeceira acesa ou ter uma luz de rua brilhando através de cortinas finas.

Nas duas manhãs, a equipe mediu o açúcar no sangue de todos os voluntários usando dois testes comuns envolvendo insulina, o principal hormônio envolvido na regulação dos níveis de glicose. Uma medida combinava os níveis de glicose e insulina depois de acordar, e a outra envolvia dar às pessoas uma dose de glicose e medir sua resposta à insulina.

Os voluntários que dormiram no quarto mal iluminado na segunda noite tiveram um controle de açúcar no sangue ligeiramente pior do que na primeira noite, quando o quarto estava quase escuro. "Eles pensaram que dormiram bem, mas seu cérebro sabia que as luzes estavam acesas," disse Zee.

Aqueles que passaram duas noites sob condições escuras tiveram pouca diferença no controle de açúcar no sangue.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Light exposure during sleep impairs cardiometabolic function
Autores: Ivy C. Mason, Daniela Grimaldi, Kathryn J. Reid, Chloe D. Warlick, Roneil G. Malkani, Sabra M. Abbott, Phyllis C. Zee
Publicação: Proceedings of the National Academy of Sciences
Vol.: 119 (12) e2113290119
DOI: 10.1073/pnas.2113290119
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Sono

Olhos e Visão

Qualidade de Vida

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.