26/12/2012

Maconha reduz sensação de dor, mas não em todos os pacientes

Com informações da BBC
Maconha reduz sensação de dor, mas não em todos os pacientes
Uma pesquisa brasileiro mostrou que o componente ativo da maconha ajuda a aliviar a ansiedade.
[Imagem: USFWS]

Maconha e dor

Uma série de estudos tem demonstrado a ação da maconha no alívio das dores em pacientes de diversas enfermidades.

Uma nova descoberta vem agora aumentar a compreensão dos cientistas sobre como a droga psicoativa pode ter seus efeitos sobre o cérebro.

Para Michael Lee e sua equipe da Universidade de Oxford, a maconha parece não exatamente suprimir a dor, mas torná-la mais tolerável para o indivíduo.

Aspectos emocionais da dor

Com a ajuda de exames de ressonância magnética no cérebro, os pesquisadores descobriram que o ingrediente psicoativo da maconha reduz a atividade na parte do cérebro ligada aos aspectos emocionais da dor.

Mas o efeito na sensação de dor relatada pelos pacientes varia consideravelmente.

Os voluntários receberam um comprimido com 15mg de THC (tetrahidrocanbinol, o ingrediente psicoativo da maconha) ou um placebo, e passaram um creme na pele da perna, feito de pimenta malagueta, para induzir a dor, ou um creme sem efeito como placebo.

Cada participante foi submetido a quatro exames de ressonância magnética, que revelaram como suas atividades cerebrais mudavam quando sua percepção da dor era reduzida.

Analgésico seletivo

"Descobrimos que, com o THC, as pessoas na média não relatavam nenhuma mudança na queimação, mas a dor os incomodava menos", afirma o Dr. Lee.

"Os exames cerebrais mostram pouca redução nas regiões do cérebro que codificam a sensação de dor, que é o que vemos com outras drogas como os opiáceos. Em vez disso, a maconha parece afetar principalmente a reação emocional à dor de uma maneira altamente variável", disse.

"Podemos no futuro prever quem responde à maconha, mas precisaríamos de mais estudos em pacientes com dor crônica em períodos mais longos de tempo", afirma.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Plantas Medicinais

Medicamentos Naturais

Cérebro

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.