16/08/2022

Mandíbula de titânio personalizada é implantada com sucesso

Redação do Diário da Saúde
Implante titânio impressão 3D
O implante é fabricado sob medida para cada paciente.
[Imagem: Mobius 3D Technology (M3DT)]

Implante de titânio impresso em 3D

Um maxilar inferior de titânio foi implantado pela primeira vez em uma cirurgia reconstrutiva, devolvendo a qualidade de vida a um paciente com câncer de cabeça e pescoço.

A mandíbula foi completamente reconstruída com base em exames de ressonância magnética e tomografia computadorizada 3D do próprio paciente, de forma a amoldar-se perfeitamente a ele.

A operação bem-sucedida foi feita pelo Instituto do Câncer dos Países Baixos.

Tumores dentro e ao redor da mandíbula são frequentemente tratados removendo parte do osso. A mandíbula é reconstruída, se possível, com ossos de outras partes do corpo (geralmente da fíbula, um pequeno osso da perna).

A desvantagem desses métodos de reconstrução é que eles são complexos e requerem reconstrução dos vasos sanguíneos (anastomose vascular) e também causam morbidade na área doadora. A utilização exclusiva de placas metálicas, por sua vez, apresenta risco de quebra ou "saída" através da mucosa ou da pele em cerca de 40% dos casos, e os parafusos com os quais a placa é fixada podem se soltar.

A nova mandíbula impressa em 3D se encaixa exatamente no paciente, apresentado a forma e o peso da mandíbula original. Além disso, ela é muito mais forte do que as placas usadas atualmente, sendo feita de titânio, mas sem a densidade natural do metal.

O implante ficou muito mais forte graças a uma estrutura interna chamada "estrutura de malha", que garante resistência e peso equivalentes aos do osso. Além disso, o implante ficou mais firme em parte porque as forças são distribuídas de maneira ideal graças a uma nova técnica de fixação desenvolvida pela equipe.

Como o implante é feito sob medida, a mandíbula mantém seu ajuste e a pressão sobre a mucosa ou a pele sobrejacente é distribuída de maneira mais uniforme.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Implantes

Cirurgias

Câncer

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.