19/10/2020

Máscara inteligente mostra todos os sinais vitais do paciente

Redação do Diário da Saúde
Máscara inteligente mostra todos os sinais vitais do paciente
Diferentes sensores compõem o que a equipe chama de "laboratório na máscara".
[Imagem: A*STAR]

Máscara inteligente

Depois de uma máscara ideal com projeto gratuito, pesquisadores agora desenvolveram uma "máscara inteligente" que faz um monitoramento remoto e em tempo real dos sintomas dos pacientes.

Depois de alguns deslizes dos meios de comunicação no início da pandemia de covid-19, as máscaras faciais agora são amplamente consideradas um meio eficaz para prevenir a propagação de partículas de vírus, formando uma barreira física entre o usuário e outras pessoas.

Mas, e se a máscara pudesse não apenas impedir uma pessoa infectada de transmitir o vírus, mas também monitorasse seus sintomas sem ameaçar os profissionais de saúde?

Liang Pan e seus colegas do Instituto de Pesquisa e Engenharia de Materiais (Coreia do Sul) desenvolveram uma máscara capaz de monitorar diversos parâmetros de saúde. No protótipo, eles se concentraram em sensores capazes de monitorar dados relacionados à pneumonia.

"Monitoramos em tempo real a frequência cardíaca, pressão arterial, saturação de oxigênio no sangue e temperatura de uma pessoa remotamente por sete horas consecutivas," contou ele.

Laboratório na máscara

A máscara inteligente é feita de um material flexível semelhante à pele chamado polidimetilsiloxano (PDMS), no qual são inseridos sensores sem contato, criando o que os pesquisadores chamaram de "laboratório na máscara".

Os vários sensores coletam informações do rosto do usuário e as convertem em sinais elétricos. Os sinais são enviados para módulos de processamento de dados por meio de uma conexão, rodando em um aplicativo no celular, para monitoramento em tempo real.

Os pesquisadores confirmaram que todas as medições feitas com a máscara inteligente foram precisas, comparando-as com as medições usando métodos e aparelhos padrão. E, como bônus, todo o sistema se adapta bem ao rosto do usuário, tornando a máscara confortável de usar.

"Um sistema que monitora remotamente os parâmetros vitais dos pacientes pode ajudar a reduzir o contato face a face entre os profissionais de saúde e os pacientes," observou o professor Xian Loh, coordenador da equipe. "Este sistema remoto também beneficia a recuperação dos pacientes, ajudando-os a monitorar seu progresso, aliviando o estresse sobre os sistemas de saúde sobrecarregados durante a pandemia."

A equipe já está em contato com hospitais para promover o uso da máscara inteligente para monitoramento remoto em tempo real de pacientes infectados. Eles também estão considerando maneiras de otimizar a máscara, como adicionar sensores químicos antivirais e revestimentos que possam monitorar e até neutralizar vírus.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Lab-on-Mask for Remote Respiratory Monitoring
Autores: Liang Pan, Cong Wang, Haoran Jin, Jie Li, Le Yang, Yuanjin Zheng, Yonggang Wen, Ban Hock Tan, Xian Jun Loh, Xiaodong Chen
Publicação: ACS Materials Letters
Vol.: 2, 9, 1178-1181
DOI: 10.1021/acsmaterialslett.0c00299
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Equipamentos Médicos

Prevenção

Sensores

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.