11/10/2021

Massagem não é apenas relaxamento: Músculos curam mais rápido e ficam mais fortes

Redação do Diário da Saúde
Massagem não é apenas para se sentir melhor: Músculos curam mais rápido e ficam mais fortes
A massagem é uma mecanoterapia que atua diretamente no sistema imunológico, revelou a pesquisa.
[Imagem: Wyss Institute/Harvard University]

Mecanoterapia

A massagem não é meramente uma terapia para fazer as pessoas se sentirem melhor.

A massagem é uma "mecanoterapia" autêntica, que de fato melhora a cura após lesões graves, garantem cientistas da Universidade de Harvard (EUA).

Como cada massagista pode trabalhar de forma ligeiramente diferente, a equipe desenvolveu um sistema robótico especialmente projetado para fornecer aos músculos forças de compressão consistentes e ajustáveis, e controladas em termos de tempo.

"Muitas pessoas têm tentado estudar os efeitos benéficos da massagem e de outras mecanoterapias no corpo, mas até agora isso não tinha sido feito de forma sistemática e reproduzível. Nosso trabalho mostra uma conexão muito clara entre a estimulação mecânica e função imune," justificou o pesquisador Bo Seo.

A aplicação da massagem de forma sistemática revelou que a aplicação da carga mecânica limpa rapidamente as células imunológicas chamadas neutrófilos do tecido muscular gravemente ferido.

A massagem também removeu citocinas inflamatórias liberadas pelos neutrófilos nos músculos, potencializando o processo de regeneração das fibras musculares.

"Ela é promissora para regenerar uma ampla variedade de tecidos, incluindo ossos, tendões, cabelo e pele, e também pode ser usado em pacientes com doenças que impedem o uso de intervenções baseadas em medicamentos," confirmou Seo.

Massagem robotizada

Para conseguir chegar a essas conclusões consistentes, a equipe criou um pequeno aparelho que usa sensores e atuadores para monitorar e controlar a força aplicada durante a massagem.

"O dispositivo que criamos nos permite controlar com precisão parâmetros como a quantidade e frequência da força aplicada, permitindo uma abordagem muito mais sistemática para entender a cicatrização do tecido do que seria possível com uma abordagem manual," ressaltou o professor Christopher Payne.

"Essas descobertas são notáveis porque indicam que podemos influenciar a função do sistema imunológico do corpo de uma forma não invasiva e sem drogas. Isso fornece uma grande motivação para o desenvolvimento de intervenções mecânicas externas para ajudar a acelerar e melhorar a cicatrização de músculos e tecidos que têm o potencial de serem rapidamente traduzidos para a clínica," concluiu o professor Conor Walsh.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Skeletal muscle regeneration with robotic actuation-mediated clearance of neutrophils
Autores: Bo Ri Seo, Christopher J. Payne, Stephanie L. McNamara, Benjamin R. Freedman, Brian J. Kwee, Sungmin Nam, Irene de Lázaro, Max Darnell, Jonathan T. Alvarez, Maxence O. Dellacherie, Herman H. Vandenburgh, Conor J. Walsh, David J. Mooney
Publicação: Science Translational Medicine
Vol.: 13, Issue 614
DOI: 10.1126/scitranslmed.abe8868
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Terapias Alternativas

Cuidados com a Pele

Sistema Imunológico

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.