11/09/2015

Médicos do SUS terão treinamento para receitar óculos

Redação do Diário da Saúde

De olho nos pacientes

O Ministério da Saúde assinou um acordo de cooperação com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia para qualificar profissionais da Atenção Básica em temas relacionados à saúde ocular.

O convênio vai capacitar os médicos para atendimentos oftalmológicos principalmente em regiões carentes de especialistas.

A cooperação vai apoiar os profissionais em exames de refração, prescrição de lentes corretoras, prevenção de cegueira, promoção da saúde ocular, critérios de encaminhamento à atenção especializada, atendimento as urgências oftalmológicas na Atenção Básica, entre outras ações.

Oftalmologia no SUS

O Conselho Brasileiro de Oftalmologia será responsável pela organização de um curso de ensino à distância para habilitar os médicos que atendem em áreas remotas, especialmente nos estados da Região Norte e distritos indígenas.

Para pessoas com deficiência visual , o Sistema Único de Saúde (SUS) também disponibiliza os Centros Especializados em Reabilitação (CER) habilitados nessa modalidade.

Além disso, o Brasil é referência mundial no campo dos transplantes, inclusive o de córnea, sendo o maior sistema público de transplantes do mundo.

O acordo estabelece que a certificação conferida aos egressos destas formações não concederá título de especialistas em oftalmologia aos profissionais. Os pacientes com casos específicos precisarão ser encaminhados aos oftalmologistas.

Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Olhos e Visão

Atendimento Médico-Hospitalar

Transplantes

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.